Acidentes de trabalho matam mais que as guerras, diz procurador


03/04/208 – ATUALIZADA HÁ UM DIA

No mundo, 2,3 milhões morrem por ano;  na Paraíba, foram 15,6 mil afastamentos de atividades em 6 anos.

POR JOSUSMAR BARBOSA
Procurador Raulino Maracajá
 participou da campanha de lançamento do Abril Verde
 na Câmara de Campina Grande


O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Raulino Maracajá, disse neste-feira (3), que os acidentes de trabalho matam mais  de que as guerras do Mundo.  Ele participou da sessão especial, na Câmara Municipal de Campina Grande, que marcou o lançamento da Campanha “Abril Verde”.

“Apesar das milhares subnotificações, posso dizer que os acidentes de trabalho matam mais do que as guerras. A maior guerra matou 120 mil pessoas. Por ano, são registrados 270 milhões de acidentes, destes, morrem 2,3 milhões. Isso se deve pela falta de prevenção na saúde e segurança do trabalhador”, disse Raulino, um dos palestrantes.

O procurador-chefe do MPT, Carlo Eduardo e Azevedo Lima, também usou a tribuna na sessão especial. Ele ressaltou que, por dia, seis trabalhadores paraibanos são afastados de suas funções por causa de acidentes de trabalho e doenças laborais. Segundo ele, no Estado, foram 2,1 mil afastamentos registrados somente em 2017 e 15,6 mil nos últimos seis anos, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

“Ou seja, 15 mil famílias paraibanas que vivenciaram esse drama de perto. Além do grave problema social, esses afastamentos geraram mais de R$ 128 milhões de gastos previdenciários entre 2012 e 2017, dos quais 9,4 milhões só no ano passado, no Estado”, lembrou Carlos Eduardo.

Participaram da sessão, proposta pelo vereador Aldo Cabral (PSC), o procurador geral do Município, José Fernandes Mariz, a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto, representantes estadual da Secretaria de Saúde e da Funasa, bem como de sindicatos patronais e de trabalhadores. A sessão foi presidida por Ivonete Ludgério (PSD).

Campanha

“Por um Brasil sem doenças e acidentes de trabalho”, pede a Campanha Abril Verde de 2018, que terá ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante  este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”.

Segundo o procurador Raulino Maracajá, a campanha em Campina Grande - em parceria com o Cerest  e  a STTP - tem como slogan este ano: “Em campo contra os acidentes de trabalho”. Ele informou que um novo cordel será lançado no próximo dia 18, em parceria com o Cerest-CG sobre acidentes de trabalho e de trajeto, de autoria do poeta Rui Vieira, o mesmo autor das ‘NRs em Cordel’.

Em João Pessoa, a abertura acontece nesta terça-feira, à noite, no Pleno do Tribunal Regional de Trabalho da Paraíba (TRT da 13ª Região), com uma palestra do médico e professor de Medicina Preventiva e Social, René Mendes, que lançará o livro “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador: Conceitos, definições, história, cultura”.

Durante o mês de abril, ações, palestras, caminhada e exposição sobre o tema serão promovidos por todo o país. Além disso, também será lançada uma nova Revista da série “MPT em Quadrinhos”, especificamente sobre a campanha.

Fonte: www.jornaldaparaiba.com.br



←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS