CEREST-CG PARTICIPA DE CAMINHADA EM FAVOR DA LUTA ANTIMANICOMIAL


O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios". Em Campina Grande a data foi lembrada com uma caminhada em favor da luta antimanicomial, com participação dos usuários dos CAPSs, saindo do Parque do Povo.

O CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, esteve apoiando a ação, que segundo a coordenadora do órgão, Anna Karla Souto Maior, é de  grande importância levando em consideração o número crescente de doenças psicossomáticas relacionadas ao processo de trabalho.  “Trata-se de um momento para chamar a atenção da sociedade e mostrar a relevância da Reforma Psiquiátrica, que mostra ser possível o tratamento dos pacientes sem a necessidade de internação em clínicas ou manicômios”, afirma.
A caminhada foi realizada pela Coordenação da Saúde Mental da Secretária Municipal de Saúde.  Segundo a coordenadora, Elizabeth Ludgério, a luta antimanicomial, comemorada no dia 18 de maio, marca a data onde ocorreu a liberdade e o fechamento dos manicômios, e a criação dos serviços substitutivos, como os CAPS.
Um dos objetivos da Reforma Psiquiátrica Brasileira é  propor, não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Texto: Ascom – CEREST-CG

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS