Procurador do Trabalho elogia novo serviço municipal especializado em saúde do trabalhador



Dr Marcos (D) conversou com a secretária de saúde e
o médico do trabalho, Dr João Jorge 
O procurador do Ministério Público do Trabalho de Campina Grande, Marcos Antonio Ferreira Almeida, conheceu, na manhã desta quinta-feira, 09, as instalações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Acompanhado da secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, o procurador também participou de uma reunião com os profissionais do serviço, que foi inaugurado no dia 01 de maio e é voltado exclusivamente para o servidor público do Município.

 Durante a visita, o procurador falou da importância do serviço para o servidor e parabenizou a gestão do prefeito Romero Rodrigues pelas ações que vêm sendo desenvolvidas para melhorar a saúde do trabalhador. “É bem verdade que o serviço precisa ser ampliado, até mesmo pela própria dimensão do funcionalismo público municipal, mas já é um passo importante, que sinaliza a preocupação da gestão atual em formular um olhar diferenciado para a saúde do servidor público”, avaliou.

 O representante do Ministério Público ainda ressaltou que, na maioria dos municípios de pequeno e médio porte, as prefeituras são os maiores empregadores e, por isso, os gestores públicos devem ter um cuidado especial com a saúde do servidor. “Quando o funcionário público falta ao trabalho por motivo de doença, a sociedade também sai perdendo porque o serviço deixa de ser executado, além disso, ainda tem o custo social do afastamento do trabalhador”, disse.

A secretária Lúcia Derks, lembrou que a Prefeitura vai realizar, já no próximo ano, um concurso público para o SESMT, que atualmente conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem do trabalho e engenheiro. A secretária também informou ao procurador do trabalho que, além do SESMT, outros serviços de saúde estão sendo oferecidos aos trabalhadores municipais.

“Todos os motoristas da secretaria de saúde, por exemplo, estão passando por exames oftalmológicos e, logo em breve, aqui no Centro de Saúde do Catolé, vamos oferecer várias especialidades médicas, além de um Centro de Especialidades Odontológicas, que atenderá os servidores duas vezes por semana durante à noite”, garantiu.

 Serviços – O SESMT realiza ações de prevenção, educação, promoção e capacitação em saúde e segurança no trabalho. No local, o servidor também pode fazer exames médicos operacionais e conta com serviços de imunização, reeducação alimentar e atividades físicas. A equipe do serviço irá desenvolver programas de combate ao tabagismo, álcool e outras drogas, prevenção de doenças crônicas degenerativas, como a hipertensão e diabetes.

 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS