Sedentarismo. O que é? Como evitá-lo?



O que é?

É a ausência ou redução de atividade física corporal, acarretada pelo baixo gasto calórico em atividades cotidianas e/ou desportivas.

Doenças como, infarto, hipertensão arterial, entupimento das artérias, obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer, são decorrentes da adoção de um estilo de vida sedentário.

O sedentarismo também pode ser considerado uma doença (comportamental) física, mental e espiritual. Essa doença é lenta, progressiva e de terminação fatal, porém tem cura.

Como evitá-lo?

Estabeleça hábitos cotidianos mais ativos, como subir alguns lances de escada ao invés de usar o elevador ou a escada rolante, leve seu animal de estimação para passear por alguns quarteirões, realize você mesmo a faxina de alguns cômodos da sua casa, desça da sua condução para o trabalho alguns pontos antes ou depois do seu destino ou estacione o seu carro um pouco mais distante dele.

Estabeleça um mínimo de 30 minutos, de quatro a cinco vezes por semana, de uma atividade física corporal regular em uma academia ou clube próximo da sua casa ou do seu trabalho.

Influência da atividade física corporal

regular sobre a qualidade de vida.

A adoção de um estilo de vida mais ativo, onde a atividade física corporal regular se faça presente, demonstra uma diminuição dos riscos de morte, bem como uma melhora significativa na qualidade de vida desses indivíduos.

Alguns estudos têm mostrado uma menor incidência de doenças crônico-degenerativas em populações com maiores aptidões e/ou mais treinadas quanto à

forma física.



Os benefícios psico-fisiológicos, oriundos da adoção de práticas regulares de atividade física, contribuem, sócio-economicamente de forma significativa, na redução dos custos com tratamentos sob responsabilidade dos órgãos públicos de saúde.

Prevenção de doenças

Algumas doenças crônico-degenerativas, síndromes metabólicas e/ou psicopatologias, como, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular periférica, aterosclerose coronariana, acidente vascular encefálico, obesidade, diabetes tipo II, artroses, osteoporose, câncer de cólon, próstata, mama e pulmão, depressão e estresse, podem ser combatidas através da prática regular de atividade física corporal.

Fonte: SBME – Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte

Fazendo atividade física

Tanto a formalidade de um programa regular de exercícios físicos moderados, quanto a informalidade das atividades cotidianas de mais baixas intensidades, são importantes para o aumento da aptidão física e o combate de doenças.

Entretanto as atividades informais que podem ser feitas ao longo do dia tem uma possibilidade maior de sucesso, já que o comportamento do sedentário, derivado de uma baixa auto estima apresenta resistência a grandes mudanças.

O comportamento auto destrutivo do sedentário geralmente se apresenta disfarçado de ações justificáveis do tipo: "Não tenho tempo";"preciso cuidar da minha família"; "tenho que trabalhar mais"; "minha empresa não vive sem mim"; etc.

Texto: http://www.gaiacorporativa.com.br/?gclid=CNuqspHv57QCFQf0nAodFy4Ayg







←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS