Diabetes tipo 2: Podemos Evitar

A Organização Mundial de Saúde (Wild, 2004) revela que, nas últimas décadas, a prevalência de diabetes está aumentando muito rapidamente e estima-se que, no ano de 2030, trezentos e sessenta e seis milhões de pessoas no mundo apresentarão diabetes, ou seja, o dobro do número atual, que é de aproximadamente cento e setenta e um milhões.

Isso representa um aumento do número de 2,8% da população mundial acometida de diabetes no ano 2000 para 4,4% em 2030. O mais alarmante é que somente metade da população de diabéticos tipo II (diabetes relacionada ao sedentarismo e obesidade) sabe possuir a doença (UNIFIEO, 2004). Daí a importância da realização de testes de triagem.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes atinge 7,6% da população brasileira, acometendo cerca de 20% das pessoas acima de 70 anos.

Nesse cenário, a atividade física tem sido vista com bons olhos pelos diversos profissionais de saúde como uma terapêutica eficiente e de baixo custo.

Estudos atuais sugerem que o treinamento com exercícios resistidos é benéfico como uma terapia adjunta no tratamento do diabetes e talvez possa ser um auxiliar na prevenção do diabetes tipo II (não insulino-dependente) em indivíduos suscetíveis.

Essas pesquisas identificam mecanismos através dos quais este tipo de treinamento físico pode melhorar o controle glicêmico, o aumento da massa muscular, a redução da gordura corporal, aumento da sensibilidade e conseqüente captação de glicose pelas células e o aumento da síntese de glicogênio, além de prevenir complicações no sistema cardiovascular e lesões articulares por desuso.

Por conseguinte, tudo isso deve aumentar a conscientização da população acerca da importância de se adotar um estilo de vida saudável para se prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo e obesidade.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS