quinta-feira, 27 de setembro de 2018

CURSO SOBRE e-Social CHEGA À DÉCIMA EDIÇÃO E SERÁ MINISTRADO EM CAMPINA GRANDE*


O impacto da mudança com o advento da plataforma do e-Social na questão da saúde e segurança do trabalho, esse é mais um dos desafios que caíra nas mãos dos profissionais que atuam na área da engenharia de segurança do trabalho.

Para tratar desta nova metodologia de informação no segmento, será realizado no próximo sábado (29), em Campina Grande/PB, o Curso e-Social e Segurança do Trabalho.

O treinamento, que atingiu sua décima realização na Paraíba, vem sendo elogiado por profissionais de saúde e segurança do trabalho e de outros ramos, contemplados com conteúdos que inclui Noções sobre Sistema Operacional no e-Social e de como Implantar essa plataforma na empresa, dentre outros assuntos.

O curso, um dos mais procurados neste segmento, na cidade de João Pessoa, será ministrado pela primeira vez em Campina Grande por especialistas em segurança ocupacional da empresa Prevenção Treinamento e Consultoria, acontecerá no Hotel Titão Plaza, localizado na Rua Vila Nova da Rainha, Centro, a partir das 8:30 às 17:30.

Outras informações podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 9 8836 1100.

Fonte: www.facebook.com/stenoticia

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PROFISSIONAIS DO CERAST RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES E AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHADOR


Profissionais do CERAST de Campina Grande foram capacitados para o preenchimento da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que identifica e notifica os acidentes e agravos relacionados ao trabalho. O treinamento aconteceu no último dia 20, no auditório do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, tendo como facilitadores o engenheiro de segurança do trabalho Artur Sartori e a enfermeira do trabalho, Hellen Duarte, ambos do CEREST.

Ao longo deste mês, o CEREST-CG capacitou, além dos trabalhadores do CERAST, outros 325 profissionais das UBSs - Unidades Básicas de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF deste Município, entre eles: agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, dentistas, atendentes de consultórios dentário e recepcionistas. Com exceção do pessoal do CERAST, a capacitação aconteceu no auditório da Vila do Artesão, Bairro São José, turno da tarde, tendo sido iniciada no último dia 10.



Segundo afirmou o engenheiro de segurança do trabalho do CEREST-CG, Artur Sartori, um dos facilitadores, o treinamento foi de  grande relevância para todos os profissionais efetivos e celetistas, uma vez que foram abordados o papel do CEREST-CG, sua abrangência, trabalhadores foco de notificação. “Mostramos como cada profissional pode contribuir para a identificação e registro no SINAN; quais são os agravos compulsórios de notificação e como a nossa unidade de saúde do trabalhador pode ajudar nas ações promocionais com base nas informações repassadas”, explica Artur, lembrando que também foi reforçada a importância da identificação e da notificação de trabalho infantil.

Para realizar esta ação, de grande relevância para os profissionais e o serviço de saúde do Município, a Coordenação do CEREST-CG, firmou parceria com o MPT – Ministério Público do Trabalho e a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Secretaria Municipal de Saúde.


                Texto: Ascom – Cerest-CG

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

TÉCNICOS DO CEREST-CG PARTICIPAM DE AÇÃO EDUCATIVA EM BARRA DE SÃO MIGUEL/PB, ONDE MORRERAM QUATRO TRABALHADORES QUANDO REALIZAVAM LIMPEZA EM POÇOS ARTESIANOS



O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina, esteve participando da ação educativa com professores e agentes comunitários de saúde do município de Barra de São Miguel, ocorrido na manhã da última quarta-feira, 19.  O evento teve como objetivo discutir a prevenção em espaços confinados (poços e cisternas) e a política de saúde do trabalhador.

Além do CEREST-CG, esteve participando da ação preventiva e de conscientização, o CEREST Estadual, a Fundacentro (PE) e a Secretaria Municipal de Saúde local, promovedoras do evento. Na oportunidade, a equipe técnica do CEREST-CG, fez uma rápida explanação sobre a importância da segurança no trabalho, distribuindo com os profissionais material educativo relacionado à segurança dos trabalhadores e outras informações importantes para o exercício de suas atividades laborais.
 
Este ano é a segunda ação de promoção e prevenção do CEREST Estadual naquele Município, onde quatro trabalhadores foram vítimas de acidentes de trabalho, no momento em que realizavam limpeza em poços artesianos, tendo como causa morte por afixia, segundo constatação de laudo medico pericial.

Texto: Ascom CEREST-CG

CAPACITAÇÃO EM NOTIFICAÇÃO DE AGRAVOS RELACIONADOS Á SAÚDE DO TRABALHADOR – UBS



Total de profissionais que compareceram à capacitação

PROFISSIONAIS
CAPACITADOS
%
Agentes Comunitários
68
21%
Enfermeiros
54
17%
Assistente Social
12
4%
Médico
31
10%
Recepcionistas
42
13%
NASF
27
8%
Técnicos de Enfermagem da Saúde bucal
44
13%
Auxiliar de Consultório Dentário
30
9%
Cirurgião Dentista
17
5%
TOTAL
325
100


CONCLUSÃO
Do total de 325 profissionais capacitados, os agentes comunitários de saúde teve a maior representativa, com  68 trabalhadores presentes. Os enfermeiros ficaram no segundo lugar na participação, com 54 pessoas, enquanto os técnicos de enfermagem ocuparam o terceiro lugar, com 44  profissionais presentes.

Os recepcionistas totalizaram 42 trabalhadores, enquanto o quórum dos médicos atingiu 31 profissionais, seguido da categoria de auxiliar de consultórios dentários, com 30 trabalhadores presentes. Os profissionais do NASF  totalizaram 27 trabalhadores e a categoria de dentistas/cirurgião com 17 participações, enquanto os assistentes sociais com 12 profissionais.

ASCOM – CEREST-CG



CEREST CAPACITA EM NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES E AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHADOR MAIS DE 300 PROFFIONAIS DAS UBS E NASF DO MUNICÍPIO


Dentistas e atendentes de consultório dentário foram capacitados na tarde de ontem 
O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, concluiu na tarde de ontem, 19, o treinamento dos profissionais das UBSs - Unidades Básicas de Saúde da Família deste Município. Foram capacitadas as categorias de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, dentistas e atendentes de consultórios dentário e recepcionistas, além de toda a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF. 

Do total de 325 profissionais capacitados, os agentes comunitários de saúde teve a maior representatividade, com  68 trabalhadores presentes. Os enfermeiros ficaram no segundo lugar na participação, com 54 pessoas, enquanto os técnicos de enfermagem ocuparam o terceiro lugar, com 44  profissionais presentes.

Os recepcionistas totalizaram 42 trabalhadores, enquanto o quórum dos médicos atingiu 31 profissionais, seguido da categoria de auxiliar de consultórios dentários, com  30 trabalhadores presentes. Os profissionais do NASF  totalizaram 27 trabalhadores e a categoria de dentistas/cirurgião com 17 participações, enquanto os assistentes sociais com 12 profissionais.

O treinamento aconteceu no auditório da Vila do Artesão, Bairro São José, turno da tarde, tendo sido iniciado no último dia 10. Os profissionais de saúde foram treinados para notificar os acidentes  e agravos relacionados à Saúde do Trabalhador.

Segundo Hellen Duarte, enfermeira do trabalho do CEREST-CG, a capacitação contribuiu para enriquecer o conhecimento desses profissionais no que diz respeito ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN),  identificando e notificando os acidentes e  agravos relacionados ao trabalho. Hellen faz parte da equipe de capacitação.



Para o engenheiro de segurança do trabalho do CEREST-CG, Artur Sartori, um dos palestrantes, o treinamento foi de  grande relevância para todos os profissionais efetivos e celetistas, uma vez que foram abordados o papel do CEREST-CG, sua abrangência, trabalhadores foco de notificação. “Mostramos como cada profissional pode contribuir para a identificação e registro no SINAN; quais são os agravos compulsórios de notificação e como a nossa unidade de saúde do trabalhador pode ajudar nas ações promocionais com base nas informações repassadas”, explica Artur, lembrando que também foi reforçada a importância da identificação e da notificação de trabalho infantil.

Para realizar esta ação, de grande relevância para os profissionais e o serviço de saúde do Município, a Coordenação do CEREST-CG, firmou parceria com o MPT – Ministério Público do Trabalho e a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Secretaria Municipal de Saúde.

             

   Texto: Ascom – Cerest-CG

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Dentistas das UBS de Campina Grande receberão treinamento para notificação de acidentes e agravos à saúde do trabalhador


Os técnicos de enfermagem foram capacitados na tarde de ontem, 18
O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, dará continuidade na tarde desta terça-feira, 18, ao treinamento dos profissionais das UBSs - Unidades Básicas de Saúde da Família deste Município. Já foram capacitadas as categorias de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, recepcionistas e os profissionais que atuam no NASF. Ontem, 18, foi a vez dos técnicos de enfermagem e hoje dos dentistas.

O treinamento, que está acontecendo no auditório da Vila do Artesão, Bairro São José, turno da tarde, foi iniciado no último dia 10, sendo encerrado no próximo dia 19. Os profissionais de saúde estão recebendo informações sobre a PNST - Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Funcionalidade do CEREST-CG, Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Notificação de Agravos Relacionados à Saúde do Trabalhador.

A equipe do treinamento é composta pelos profissionais do CEREST-CG: Hellen Duarte, Silvana Gonçalves (enfermeiras do trabalho) Artur Sartori (engenheiro de segurança), Windsor Ramos (fisioterapeuta) e Rafael Silva (técnico de segurança). 
               

Texto: Ascom – Cerest-CG



sexta-feira, 14 de setembro de 2018

TREINAMENTO EM NOTIFICAÇÃO DE AGRAVOS REÚNE PROFISSIONAIS DO NASF NESTA MANHÃ


O CEREST-CG capacita nesta manhã, 14, no auditório da Vila do Artesão, os profissionais do NASF. O treinamento foi iniciado no último dia 10 para todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde do Município. Será encerrado no próximo dia 19. Estão sendo repassadas informações sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), acidentes de trabalho e notificação dos agravos relacionados ao trabalho.

Já foram capacitadas as categorias de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais, médicos e recepcionistas. Para realizar esta ação, de grande relevância para os profissionais e o serviço de saúde do Município, a Coordenação do CEREST-CG, firmou parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Secretaria Municipal de Saúde.
               
Texto: Ascom – Cerest-CG

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Acidentes de trabalho já causaram morte de 653 pessoas em 2018

Os acidentes de trabalho no país já causaram a morte de, ao menos, 653 pessoas em 2018. Os dados, do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), consideram apenas os casos que foram comunicados ao Ministério do Trabalho.
Em 2018 foram registrados 184.519 acidentes de trabalho, consideradas as notificações feitas até o dia de hoje (27). Entre os casos mais comuns estão os cortes, lacerações, fraturas, contusões, esmagamentos e amputações.
Segundo o MPT, somente no primeiro trimestre de 2018, os gastos estimados com benefícios relacionados aos acidentes de trabalho ultrapassaram R$ 1 bilhão, somados auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente.
“Os acidentes de trabalho estão muito ligados a precarização dos vínculos contratuais. Quanto mais contrato informal e quanto mais trabalhador sem o devido reconhecimento houver na atividade, mais propícia ela é para gerar o custo do acidente de trabalho”, disse a procuradora Regional do Trabalho em São Paulo, Célia Regina Camacho Stander, em evento relativo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Edição: Fernando Fraga

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

TREINAMENTO DOS PROFFIONAIS DAS UBSs EM NOTIFICAÇÃO DE AGRAVOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES CONTINUA NESTA QUINTA


Categoria dos médicos
O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, dará continuidade na tarde desta quinta-feira, 13, ao treinamento dos profissionais das UBSs - Unidades Básicas de Saúde da Família deste Município. Já foram capacitadas as categorias de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais e os médicos. Hoje, será a vez dos recepcionistas, e amanhã dos profissionais que atuam no NASF.

O treinamento, que está acontecendo no auditório da Vila do Artesão, Bairro São José, turno da tarde, foi iniciado no último dia 10, sendo encerrado no próximo dia 19. Os profissionais de saúde estão recebendo informações sobre a PNST - Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Funcionalidade do CEREST-CG, Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Notificação de Agravos Relacionados à Saúde do Trabalhador.

Para realizar esta ação, de grande relevância para os profissionais e o serviço de saúde do Município, a Coordenação do CEREST-CG, firmou parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a enfermeira do trabalho do CEREST-CG, Helen Duarte, o treinamento  contribuirá para que os profissionais tenham uma melhor compreensão da PNST, e assim possam notificar os casos de acidentes e  agravos relacionados à saúde do trabalhador e da trabalhadora.

A equipe do treinamento é composta, além de Hellen Duarte, pelo engenheiro de segurança Artur Sartori, o técnico de segurança Rafael Silva e o fisioterapeuta Windsor Ramos. 
             
   Texto: Ascom – Cerest-CG