A secretária municipal de saúde Tatiana Medeiros, ao visitar o estande do CEREST, enalteceu o trabalho das equipes de saúde e segurança do trabalhador, prometendo, inclusive, buscar meios para ajudar ainda mais o Centro a desenvolver as ações da PNSST nos 71 municípios da área abrangência do mesmo.
Os trabalhos no Complexo Plínio Lemos foram supervisionados pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estágio do CEREST, a fisioterapeuta Rosa Suênia Câmara e a assistente social Cleonice Barbosa, com a colaboração da equipe de estagiários de saúde do trabalhador. As duas profissionais avaliaram a participação do Centro nas ações, como fundamental para a população, especialmente os homens.
Segundo a professora Rosa Suênia, o momento serviu para os técnicos divulgarem a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), a qual está em vigor desde 2004. “Esta política vem sendo implantada e/ou implementada pelo CEREST/CG em 71 municípios paraibanos, que formam a 2ª Macrorregional de Saúde”. Comentou Rosa.
Além de divulgar a política durante a ação social, o CEREST expôs os vários tipos de Equipamentos de Proteção Individual, que são indispensáveis aos homens quando de suas atividades laborais. “Percebemos que muita gente tem curiosidade em saber qual é a missão do CEREST, o que faz este órgão e o momento foi oportuno para repassarmos estes esclarecimentos à população”, enfatizou Cleonice Barbosa.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário