Gestores de dez municípios recebem orientação sobre implantação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador


Os passos operacionais para efetivar a Implantação das ações de saúde e segurança do trabalhador foram repassados hoje, 19/08, aos gestores de dez municípios paraibanos, pela Coordenação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande -CEREST/CG. A reunião foi concluída no início da tarde, na sede do Centro.

Todos os municípios que estiveram presentes à reunião cumprem Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho, para a implantação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST).

Durante a reunião no CEREST, a coordenadora do órgão, Joaquina de Araújo Amorim, falou sobre os procedimentos e etapas necessários para que os municípios possam implantar as ações de saúde e segurança dos seus servidores. Lembrou, ainda, que cada município terá que implantar o Serviço Especializado de Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST), devidamente estruturado, ou seja, local adequado, equipe responsável e aquisição de equipamentos e de mobiliário.

Os gestores presentes foram esclarecidos sobre a metodologia para a implantação da política de saúde e segurança do trabalhador, que tem início com a capacitação dos profissionais de saúde da atenção básica, seguida do mapeamento dos fatores de riscos de locais de trabalho dos servidores por estabelecimento e setor de trabalho, entre outras etapas, as quais são realizadas pelos técnicos do CEREST/CG, com o apoio das prefeituras.

Em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

O CEREST/CG fica localizado à Rua Maestro Alcides Leão, bairro Santa Cruz. É um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, integrando à Diretoria de Vigilância à Saúde. O Centro de Referência é responsável pela implantação, implementação e assessoramento da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador na abrangência dos 71 municípios, os quais são divididos em três microrregiões (Campina Grande, Monteiro e Cuité), formando a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS