Cerest consolida dados de Fatores de Riscos Ocupacionais em vários Municípios


         O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador  (Cerest/CG), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, está consolidando os dados dos municípios de Queimadas e Coxixola, para implantação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador.


A consolidação destes dados, segundo informações da coordenadora do Cerest, Joaquina de Araújo Amorim, antecedeu um mapeamento das instituições públicas municipais nos dois municípios. Este trabalho teve como objetivo atender às diretrizes PNSST, bem como demanda originada  de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre as prefeituras de Queimadas, Coxixola e o Ministério Público do Trabalho  (MPT).


O mapeamento visa identificar os fatores de riscos ocupacionais nos ambientais e processos de trabalho naqueles municípios, que terão que se adequar para implantação do  Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador. Após a consolidação dos dados será elaborado um relatório da situação de ambos os municípios quanto à saúde e segurança dos trabalhadores.


Quando pronto, o relatório será entregue aos prefeitos dos dois municípios que se responsabilizarão pela implantação e execução do Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador.


Os profissionais da Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde e das Vigilâncias serão capacitados pelos técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A capacitação tem como objetivo preparar estes profissionais para assistência integral em saúde e segurança no trabalho, missão do CEREST, segundo a PNSST.


Joaquina Amorim informou que este mesmo levantamento foi realizado nos municípios de Lagoa Seca, onde a Política Nacional de Saúde e Segurança do  Trabalhador já está sendo executada pelo município. Em Araruna o programa está em fase de implantação.


   Outros municípios da 2ª Macro Região de Saúde do Trabalhador, a exemplo de Baraúna, Taperoá, Umbuzeiro, Caraúbas e Alcantil também estão se preparando para a implantação da Política Nacional  de Saúde e Segurança do Trabalhador.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS