terça-feira, 10 de setembro de 2019

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO OCORRE NESTA TERÇA-FEIRA, 10


Conhecido como Setembro Amarelo, o mês é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que ocorre nesta terça-feira, 10. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, sendo que mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e podem ser evitados se tratados corretamente.

 Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014. O movimento acontece durante todo o mês de setembro no mundo todo, tendo sido iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria)

PRINCIPAIS CAUSAS DA DEPRESSÃO

Depressão, transtornos de ansiedade e de personalidade, entre outros, são causados por diversos fatores. "Os transtornos mentais surgem a partir de interrelações dimensionais, complexas, entre características específicas do indivíduo, ambientais e sociais, como fatores biológicos, relacionamentos interpessoais e nível socioeconômico, por exemplo", explica o médico psiquiatra Eduardo Reis.
Psiquiatra Eduardo Reis conta que qualquer pessoa pode desenvolver algum transtorno. "Nenhum de nós está livre de desenvolver/evidenciar um transtorno mental ou comportamental em qualquer momento de nossas vidas. É uma tendência crescente. Em alguns países do mundo, os transtornos mentais e comportamentais são os mais prevalentes na população e impactam na qualidade de vida, capacidade laborativa ou produtividade", acrescenta.
Em situação como depressão ou qualquer transtorno mental, é importante que haja o apoio de amigos e familiares junto ao tratamento. "O paciente deve, além de apoio médico e psicológico, ter também uma rede formada, sobretudo, por familiares, que devem ser também orientados pelos profissionais de saúde quando à conduta que deve ser adotada por eles", aponta o especialista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário