Encontro reúne motoristas em Picuí para discussão de acidentes de trânsito e responsabilidades do condutor


O I encontro dos motoristas da Prefeitura de Picuí, com o tema: Em Campo Contra Acidentes de Trabalho, realizado na tarde de ontem, foi um sucesso. Cerca de 60 profissionais participaram do evento, que foi iniciado com a palestra do engenheiro de segurança do trabalho do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, Rafael Romero Rosa.

Durante 30 minutos, os motoristas receberam informações relevantes sobre a profissão que eles exercem. Na explanação, o engenheiro Rafael  Romero falou sobre os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam o Brasil como o terceiro País com o maior número de óbitos no trânsito. China e Índia lideram o ranking, enquanto Estados Unidos e Rússia ficam logo abaixo do Brasil na lista.

Os profissionais do volante também foram orientados sobre a lei do trânsito, que estabelece critérios para os motoristas dirigirem com segurança. Segundo o engenheiro Rafael, uma das maiores causas dos acidentes está atribuída diretamente ao condutor de veículo.

Conforme Estatísticas, 75% dos acidentes são causados por falha humana (condutor); 12% por problemas nos veículos; 6% por deficiências das vias e  7% por causas diversas. Podemos dizer que o homem, no mínimo, é responsável, direta ou indiretamente, por 93% dos acidentes”, explica.

O evento, que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Picuí, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Ministério Público do Trabalho – MPT e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande – CEREST- CG, foi sediado no Auditório Djalma de Lima Vasconcelos, localizado à Rua Antônio Firmino, 344, Bairro Monte Santo - Centro Administrativo Municipal.

A ação integrou o movimento Abril Verde & Amarelo, articulado pelo CEREST-CG, com ações exitosas realizadas no mês de abril na cidade de Campina Grande e vários municípios de sua área de abrangência.

O Encontro fez parte das ações alusivas ao Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e Maio Amarelo, mês voltado à prevenção de acidentes de trânsito.

Texto: Ascom – CEREST-CG


←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS