quinta-feira, 21 de abril de 2016
CEREST-CG DAR CONTINUIDADE A AÇÕES DO ABRIL VERDE
Uma vasta programação está sendo realizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, no Abril Verde. As atividades foram iniciadas com a capacitação dos agentes de vigilância ambiental (AVAS), onde participaram do momento 154 trabalhadores, além dos fiscais e inspetores da Vigilância Sanitária (GEVISA). Os profissionais receberam informações sobre o Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes de Trabalho, que né celebrado no dia 28 de abril, com ênfase na prevenção de acidentes de trabalho.
A gerente de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, Rossandra Oliveira, também ministrou palestra sobre H1N1, mostrando a importância do envolvimento e responsabilidade dos referidos profissionais no que diz respeito à prevenção e ao combate a esse vírus, que vem causando a maior preocupação das instituições de saúde pública.
Nestas últimas semanas de abril, o CEREST-CG em parceria com as escolas técnicas e a universidades realizará adesivagem de um selo de alerta à prevenção de acidentes de trabalho, onde os motoristas serão abordados nos principais semáforos da cidade. O CEREST-CG participará no dia 27 de uma ação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Campus, em Bodocongó.
A culminância da programação acontecerá no dia 28, quando será realizada uma caminhada da Praça do Trabalho, bairro São José, à Praça Clementino Procópio, onde os participantes irão afixar cruzes em canteiros simbolizando um cemitério das vítimas de acidentes de trabalho. Durante o percurso haverá declamação de cordéis pelo autor Rui Vieira, cujas temáticas enfocarão: Acidente de Trabalho, Dia 28 de Abril e Erradicação do Trabalho Infantil.
Na manhã do dia 28, na Praça Clementino Procópio, serão oferecidos pelos parceiros serviços de saúde, a exemplo de aferição de pressão arterial e teste de glicemia; exposição de material educativo, informações sobre saúde do trabalhador e prevenção de acidentes. Na oportunidade, o Procurador do Trabalho Dr. Raulino Maracajá, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT), que o principal parceiro do CEREST-CG nesta ação, fará a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) aos trabalhadores de materiais recicláveis.
Texto: Assessoria de Imprensa do CEREST-CG, em 19/04/16.
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande é um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, administrado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Tem como missão prestar assistência integral de saúde e segurança aos trabalhadores da 2ª Macroregião de saúde (70 municípios), independente de terem ou não carteira de trabalho assinada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário