quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CEREST participa de ação social voltada à saúde do homem



A secretária municipal de saúde Tatiana Medeiros, ao visitar o estande do CEREST, enalteceu o trabalho das equipes de saúde e segurança do trabalhador, prometendo, inclusive, buscar meios para ajudar ainda mais o Centro a desenvolver as ações da PNSST nos 71 municípios da área abrangência do mesmo.

Os trabalhos no Complexo Plínio Lemos foram supervisionados pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estágio do CEREST, a fisioterapeuta Rosa Suênia Câmara e a assistente social Cleonice Barbosa, com a colaboração da equipe de estagiários de saúde do trabalhador. As duas profissionais avaliaram a participação do Centro nas ações, como fundamental para a população, especialmente os homens.

Segundo a professora Rosa Suênia, o momento serviu para os técnicos divulgarem a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), a qual está em vigor desde 2004. “Esta política vem sendo implantada e/ou implementada pelo CEREST/CG em 71 municípios paraibanos, que formam a 2ª Macrorregional de Saúde”. Comentou Rosa.

Além de divulgar a política durante a ação social, o CEREST expôs os vários tipos de Equipamentos de Proteção Individual, que são indispensáveis aos homens quando de suas atividades laborais. “Percebemos que muita gente tem curiosidade em saber qual é a missão do CEREST, o que faz este órgão e o momento foi oportuno para repassarmos estes esclarecimentos à população”, enfatizou Cleonice Barbosa.

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Gestores de dez municípios recebem orientação sobre implantação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador


Os passos operacionais para efetivar a Implantação das ações de saúde e segurança do trabalhador foram repassados hoje, 19/08, aos gestores de dez municípios paraibanos, pela Coordenação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande -CEREST/CG. A reunião foi concluída no início da tarde, na sede do Centro.

Todos os municípios que estiveram presentes à reunião cumprem Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho, para a implantação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST).

Durante a reunião no CEREST, a coordenadora do órgão, Joaquina de Araújo Amorim, falou sobre os procedimentos e etapas necessários para que os municípios possam implantar as ações de saúde e segurança dos seus servidores. Lembrou, ainda, que cada município terá que implantar o Serviço Especializado de Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST), devidamente estruturado, ou seja, local adequado, equipe responsável e aquisição de equipamentos e de mobiliário.

Os gestores presentes foram esclarecidos sobre a metodologia para a implantação da política de saúde e segurança do trabalhador, que tem início com a capacitação dos profissionais de saúde da atenção básica, seguida do mapeamento dos fatores de riscos de locais de trabalho dos servidores por estabelecimento e setor de trabalho, entre outras etapas, as quais são realizadas pelos técnicos do CEREST/CG, com o apoio das prefeituras.

Em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

O CEREST/CG fica localizado à Rua Maestro Alcides Leão, bairro Santa Cruz. É um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, integrando à Diretoria de Vigilância à Saúde. O Centro de Referência é responsável pela implantação, implementação e assessoramento da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador na abrangência dos 71 municípios, os quais são divididos em três microrregiões (Campina Grande, Monteiro e Cuité), formando a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ministério Público do Trabalho faz doação de duas câmeras digitais ao CEREST

       O Ministério Público do Trabalho de Campina Grande (MPT), Paraíba, fez doação ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/CG) de duas Câmeras Fotográficas Digitais, Marca Fujifilm, 14 megapixels, referências S3300, respectivamente. Os equipamentos sofisticados foram entregues à coordenadora da unidade de saúde, Joaquina de Araújo Amorim, pelo procurador do trabalho Marcos Antônio Ferreira de Almeida, na tarde desta quinta-feira, 05.
 



     
       As câmeras digitais, conforme Joaquina Amorim, serão de grande serventia para o Centro, tendo em vista a necessidade do registro diário das ações desenvolvidas pelo CEREST, tais como: inspeções judiciais programadas e espontâneas; capacitações dos municípios para implantação e/ou implementação da Política Nacional de saúde e Segurança do Trabalhador ( PNSST ); mapeamento dos fatores de riscos e das condições dos ambientes de trabalho dos trabalhadores, além de palestras e outros eventos de promoção à saúde do trabalhador.

      A coordenadora do Centro enfatizou que a parceria com o Ministério Público do Trabalho tem sido muito importante, principalmente no que diz respeito à melhoria dos ambientes e processos de trabalho dos servidores lotados naquela unidade de saúde do trabalhador. “Recentemente todos os ambientes do CEREST foram contemplados com climatização, também doada pelo MPT e agora acabamos de receber duas máquinas fotográficas, motivo este que nos enche de orgulho, de felicidade, só temos a agradecer ao nosso procurador”, ressaltou Joaquina.

       O procurador Marcos Antônio entende que, antes de tudo é necessário investir nas condições de trabalho dos profissionais da área de saúde do trabalhador, para que os mesmos possam desenvolver suas atividades motivados, satisfeitos e o mais importante ”saudáveis”, disse.