quarta-feira, 26 de maio de 2010

Técnicos do Cerest realizam mapeamento de Fatores de Riscos Ocupacionais no Município de Queimadas

Técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/CG), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), bem como demanda originada de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a prefeitura de Queimadas e o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizaram no mês de abril o mapeamento de fatores de riscos ocupacionais e ambientais naquele município, visando à implantação do Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Segundo a coordenadora do Cerest/CG, Joaquina de Araújo Amorim, os dados levantados naquele município estão em fase de consolidação para posterior elaboração de um relatório da situação no município quanto à saúde e segurança dos trabalhadores.

Quando pronto, o relatório será entregue ao prefeito da cidade que se responsabilizará pela implantação e execução do Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Antes da implantação do programa no município de Queimadas os profissionais da Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde e das Vigilâncias serão capacitados pelos técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A capacitação tem como objetivo preparar estes profissionais para assistência integral em saúde e segurança no trabalho, missão do CEREST, segundo a PNSST.

Joaquina Amorim informou que este mesmo levantamento foi realizado nos municípios de Lagoa Seca, onde a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador já está sendo executada pelo município. Em Araruna o programa está em fase de implantação.

Outros municípios da 2ª Macro Região de Saúde do Trabalhador, a exemplo de Baraúna, Coxixola, Taperoá, Umbuzeiro, Caraúbas e Alcantil também estão se preparando para a implantação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador. Os representantes destes municípios estiveram participando no dia 18 deste mês, no auditório do Cerest/CG, de uma reunião instrutiva e preparatória visando à implantação e execução da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Cerest encerra oficinas para trabalhadores cadastrados no Sine Municipal

Atendendo solicitação da Coordenação do Centro Público de Emprego e Renda da Prefeitura Municipal (Sine Municipal), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, ministrou neste mês de maio três oficinas destinadas aos candidatos que buscam emprego no mercado de trabalho local.

Os técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador concluíram a programação na última sexta-feira (21). Os candidatos que buscam uma oportunidade de vagas no mercado de trabalho, demonstraram preocupação em relação a sua inserção no mercado de trabalho, que exige experiência, qualificação profissional, desenvoltura e outras habilidades. Ao todo foram ministradas três oficinas, sendo que a última foi destinada aos trabalhadores da indústria. A primeira foi ministrada no dia 04 de maio e teve como público os trabalhadores do comércio, enquanto a segunda aconteceu no último dia 14, e foi destinada aos jovens aprendizes que estão em busca do primeiro emprego.

Na oportunidade os técnicos do CEREST/CG apresentaram aos trabalhadores a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), como também enfatizaram os aspectos do mundo do trabalho, riscos e acidentes de trabalho, as principais doenças compulsórias relacionadas ao trabalho, de notificação obrigatória pelos órgãos de saúde.

Os trabalhadores também receberam informações sobre direitos à saúde, previdência e trabalhista, além de outros temas abordados pelos técnicos do CEREST/CG, os fisioterapeutas Josiete Lucena de Castro e Sandro Mangueira e o engenheiro agrônomo Elpídio Lima.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Profissionais do SAMU serão capacitados para notificação de acidentes de trabalho

Técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, estarão ministrando na próxima quinta-feira (27), uma oficina para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, da Secretaria Municipal de Saúde.
A oficina, que será sediada no CEREST/CG, tem como objetivo preparar os profissionais do SAMU para as notificações dos acidentes de trabalho, tendo em vista que estes profissionais são os primeiros a fazer o contato com estas vítimas.
Os profissionais do SAMU sendo orientados, segundo a coordenadora do CEREST/CG, Joaquina de Araújo Amorim, estes poderão subsidiar as equipes que atendem nos hospitais de trauma da cidade com relação às notificações dos trabalhadores acidentados, identificando os locais onde ocorreram e qual o tipo de acidente, se de trabalho ou de trajeto.
Esta será a III Oficina do Serviço Sentinela realizada este ano pelo CEREST/CG. No último dia 6 foram capacitados os profissionais dos Hospitais Antônio Targino, Regional e Pedro I, onde o Serviço Sentinela foi implantado

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Doenças e acidentes de trabalho de notificação obrigatória pelas empresas


* ACIDENTE DE TRABALHO GRAVE – Qualquer tipo de acidente relacionado ao trabalho que tenha como vítima o trabalhador

* CÂNCER RELACIONADO AO TRABALHO – Qualquer tipo de câncer que teve como conseqüência a exposição a agentes cancerígenos presentes do ambiente de trabalho

* DERMATOSES OCUPACIONAIS -  Compreendem as alterações da pele mucosas e anexos agravados pelo trabalho

* ACIDENTE DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO -  Acidentes envolvendo sangue e outros organismos

* INTOXICAÇÃO EXÓGENA – Acidentes por contaminação de substâncias químicas

* LER/DORT – Síndrome clínica que afeta o sistema esquelético do ser humano

* PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruídos -  Diminuição da acuidade auditiva por conta de níveis elevados de poluição

* PENEUMOCONIOSES – Doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira no ambiente de trabalho

*  TRANSTORNOS MENTAIS -  Provocado por estresse pós-traumáticas decorrente do trabalho

*  ACIDENTES COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES  -  Quando o mesmo ocorre  com pessoas menores de 18 anos

* SAÚDE MENTAL -  São danos psíquicos que acometem os trabalhadores resultantes da exposição a agentes tóxicos e estrutura organizacional no trabalho

Estatísticas sobre acidentes de trabalho no Brasil são preocupantes

No Brasil, nos últimos anos o número de acidentes de trabalho vem crescendo. Enquanto em 2001 foram pouco mais de 340 mil acidentes de trabalho, em 2007 este número subiu para 653,090 mil ocorrências. Um aumento de 92% no número de acidentes de trabalho, dados do Data-Prev/INSS.

A realidade da Paraíba foi semelhante em 2003, quando foram notificados 1898 acidentes de trabalho, já em 2008 foram notificados 4.229 acidentes de trabalho, um acréscimo de 2.331 acidentes no período.

Em Campina Grande em 2005 foram notificados 428 acidentes de trabalho e em 2007 foram 1058 acidentes, quase que triplicou o número de acidentes. Vale ressaltar que estes dados referem-se apenas aos trabalhadores com carteira assinada, ou seja, os celetistas, os demais trabalhadores não constam nesta estatística. “Além disto sabemos que estes dados não refletem à realidade destes trabalhadores, há uma grande subnotificação”, afirma a coordenadora do Centro, Joaquina de Araújo Amorim.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ALUNOS DA ESCOLA REDENTORISTA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR


Cerca de 100 alunos da Escola Redentorista – ETER, participaram no dia 28 de abril do corrente ano, no auditório da unidade de ensino, no bairro de Bodocongó, de uma palestra sobre o tema Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador ministrada pelas técnicas do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador – CEREST/CG a fisioterapeuta Rosa Suênia Câmara de Melo e a assistente social Cleonice Barbosa de Araújo.
Na oportunidade as técnicas do CEREST/CG fizeram uma ampla abordagem da nova política voltada aos trabalhadores acometidos de problemas de saúde decorrentes do ambiente e processo de trabalho. A palestra atraiu ao auditório da Escola Redentorista, além dos alunos, professores e funcionários da escola. Eles questionaram sobre quais os direitos e benefícios previdenciários dos trabalhadores da informalidade, entre outros assuntos relacionados á saúde do trabalhador.
A palestra foi encerrada pelo coordenador de área de ensino do Redentorista, professor Adriano de Souza Barros. Ele ressaltou a importância e agradeceu a parceria entre a unidade de ensino e o CEREST/CG, que vem proporcionando desde o ano passado estágio para os alunos daquela unidade de ensino. “Esta parceria tem sido fundamental para o melhor aprendizado de nossos alunos com relação à Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador, pois desde que o CEREST foi implantado em Campina Grande reivindicávamos esta parceria, que somente foi possível em 2009, quando o Centro implantou o Programa de Estágio”, afirmou Adriano.
De acordo com a fisioterapeuta Rosa Suênia. a participação dos alunos no Programa de Estágio do CEREST é fundamentação, uma vez que contribui para dinamizar as ações e saúde de segurança do trabalhador promovidas e/ou realizadas pelo Centro, bem como para o enriquecimento dos alunos oriundos da instituição.

CEREST/CG SEDIA ENCONTRO DE TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG sediou no dia 30 de abril do corrente ano, o I Encontro Campinense de Técnicos de Segurança do Trabalho, promovido Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Paraíba – SINTET/PB. O evento contou com a participação de mais de 50 trabalhadores de empresas dos diversos ramos.
Entre os temas debatidos na oportunidade, destacaram-se a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador, com os técnicos do CEREST/CG; Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, com a fisioterapeuta do trabalho e ergonomista Elaine Dantas; Participação do assistente nas perícias trabalhistas de insalubridade e periculosidade, com o engenheiro de Segurança do Trabalho e advogado, Edvaldo Nunes.

TÉCNICOS DO CEREST MINISTRAM OFICINA PARA TRABALHADORES CADASTRADOS NO SINE MUNICIPAL


Técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, ministraram na última terça-feira (04) uma oficina para os trabalhadores da área de serviços cadastrados no Centro Público de Emprego e Renda (Sine Municipal) da Prefeitura de Campina Grande.
Os candidatos que buscam uma oportunidade de vagas no mercado de trabalho, demonstraram preocupação em relação a sua inserção no mercado de trabalho, que exige experiência, qualificação profissional, desenvoltura e outras habilidades.
Na oportunidade os técnicos do CEREST/CG, apresentaram aos trabalhadores a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), como também enfatizaram os aspectos do mundo do trabalho, riscos e acidentes de trabalho, as principais doenças compulsórias relacionadas ao trabalho, de notificação obrigatória pelos órgãos de saúde.
Os trabalhadores também receberam informações sobre direitos à saúde, previdência e trabalhista, além de outros temas abordados pelos técnicos do CEREST/CG: os fisioterapeutas Josiete  Lucena de Castro e Sandro Mangueira e o engenheiro agrônomo Elpídio Lima.
A oficina, que foi solicitada pela Coordenação do Centro Público de Emprego e Renda da Prefeitura Municipal, prossegue no próximo dia 14,  quando os técnicos do Centro vão apresentar os mesmos temas para os trabalhadores jovens aprendizes que estão em busca do primeiro emprego e no dia  21, para os trabalhadores da indústria.