Técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/CG), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), bem como demanda originada de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a prefeitura de Queimadas e o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizaram no mês de abril o mapeamento de fatores de riscos ocupacionais e ambientais naquele município, visando à implantação do Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador.
Segundo a coordenadora do Cerest/CG, Joaquina de Araújo Amorim, os dados levantados naquele município estão em fase de consolidação para posterior elaboração de um relatório da situação no município quanto à saúde e segurança dos trabalhadores.
Quando pronto, o relatório será entregue ao prefeito da cidade que se responsabilizará pela implantação e execução do Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador.
Antes da implantação do programa no município de Queimadas os profissionais da Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde e das Vigilâncias serão capacitados pelos técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A capacitação tem como objetivo preparar estes profissionais para assistência integral em saúde e segurança no trabalho, missão do CEREST, segundo a PNSST.
Joaquina Amorim informou que este mesmo levantamento foi realizado nos municípios de Lagoa Seca, onde a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador já está sendo executada pelo município. Em Araruna o programa está em fase de implantação.
Outros municípios da 2ª Macro Região de Saúde do Trabalhador, a exemplo de Baraúna, Coxixola, Taperoá, Umbuzeiro, Caraúbas e Alcantil também estão se preparando para a implantação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador. Os representantes destes municípios estiveram participando no dia 18 deste mês, no auditório do Cerest/CG, de uma reunião instrutiva e preparatória visando à implantação e execução da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador.