sábado, 2 de abril de 2022

CEREST-CG PARTICIPA DE SEMINÁRIO QUE DISCUTIRÁ NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

 

Anna Karla, Coordenadora do CEREST-CG

O CEREST-CG – O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e Região estará participando das discussões do Seminário Abril Verde, que será realizado nos próximos dias 06 e 07 nesta cidade, no auditório do SENGE/PB – Sindicato dos Engenheiros, situado à Rua Getúlio Vargas, 768, Centro.

A participação do CEREST de Campina Grande no evento, segundo a Coordenadora do órgão, Anna Karla Souto Maior, é de extrema importância, pois segunda ela, será uma oportunidade ímpar para os profissionais, não só adquirirem novos conhecimentos, como também compartilharem suas experiências.

O Seminário faz parte do calendário de atividades da programação alusiva ao Movimento Abril Verde, mês dedicado às ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho,  em todo o Brasil.

Embora as atividades sejam planejadas para todo o mês, segundo explica Anna Karla, as principais ações e manifestações públicas acontecem em duas importantes datas, que marcam o calendário do “Abril Verde”:  07 -  Dia Mundial da Saúde e o dia 28 - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Edvaldo Nunes, Presidente da AEST-PB

Para o presidente da AEST-PB – Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba, Edvaldo Nunes, o Seminário Abril Verde, que também vai ser realizado em Patos e João Pessoa, ainda neste mês, proporcionará aos alunos do Curso de Segurança do Trabalho e aos profissionais novos conhecimentos na área de ST.

Conforme Edvaldo, a previsão é de um público participante, na cidade de Campina Grande, de cerca de 60 pessoas, representando as várias entidades envolvidas com a saúde e segurança do trabalho. “Entendo que é necessário a categoria se aperfeiçoar cada vez mais em  novos conhecimentos na área, porque o profissional que não se atualiza ignora os fatos, as situações”, afirma Edvaldo Nunes.

Foi pensando na motivação das entidades e dos  participantes, segundo Edvaldo, que foi construído o Seminário Abril Verde – 2022, tendo como foco a discussão visando o  entendimento do contexto da Saúde e Segurança do Trabalhador na atualidade.

Várias autoridades estão sendo esperadas na abertura do evento, entre elas, a Procuradora Chefe, Andressa Coutinho e o Procurador Raulino Maracajá, do MPT – Ministério Público do Trabalho.

 CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O DIA 28

O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que ocorre em 28 de abril,  surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

 

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

  Por que Abril Verde?

O verde é a cor que representa a Segurança do Trabalho.

Durante todo o mês de abril em João Pessoa e cidades do interior do Estado da Paraíba acontece o Movimento Abril Verde. São realizados encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação na cor verde em edificações públicas e privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador.

O Movimento Abril Verde se constitui numa luta para marcar o mês com a cor da segurança no calendário nacional, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa.

ENTIDADES PARCEIRAS

Importantes entidades da área de SST, órgãos governamentais, sindicatos e associações integram e apoiam as atividades do “Abril Verde” na Paraíba entidades, tais como: SINTEST-PB, AEST-PB,   GETRIN-13, TRT-13-PB, SRTE-PB, CEREST–JP, CEREST–PB, CEREST-CG, PGC-PB, ASTEST-PB, APEAMB, CREA-PB, SINTTEL-PB, CUT-PB, Sindicatos SINTRICOM-JP, ASPLAN, SINDUSCON-JP, SINDMAE-PB, FTI-PP/FETAG, Revista Proteção, Fórum Intersindical de SST da PB/ Treventos, SINAIT-DS-PB,  INSS-PB, CONSST Consultoria,  PMJP, CUT, CPR-PB, CPR-CG,  CPRR, CMESO, OAB, SESI, SENAI, FIEP, MUTUA, Luar Engenharia e ENERGY.

Por Francinete Silva

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário