Fórum foi aberto com a presença do Procurador do MPT, Dr. Marcos Antonio; Secretário Municipal de Saúde, Gilney Porto e a Coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla |
A programação do “Abril Verde” teve sua culminância neste dia 28, quando é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas e Doenças do Trabalho. Em Campina Grande o CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o MPT – Ministério Público do Trabalho promoveu várias ações ao longo desse mês, com destaques para o evento Pró-Catador e o Fórum em Saúde do Trabalhador destinado aos profissionais da Atenção Básica.
Neste dia 28, o momento foi de reflexão para os profissionais do CEREST, que desde o início do mês vestiram a camisa do “Abril Verde, e intensificaram as reuniões nos Municípios da área de abrangência do órgão, com o intuito de aumentar o número de notificações relacionadas ao trabalho em todos os níveis de atenção do SUS. Eles também participaram de momentos de sensibilização quanto à prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho, seja físico ou mental.
O Fórum aconteceu na última terça-feira, 26, na FIEP - Federação das Indústrias da Paraíba, tendo como palestrantes o Procurador do MPT, Raulino Maracajá Coutinho Filho; a Coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior e o idealizador do Movimento Abril Verde no Brasil, José Nivaldo Barbosa de Sousa, entre outras representações de instituições que têm interface com a saúde do trabalhador.
Procurador Dr. Marcos Antonio |
Durante a abertura do evento, no turno da manhã, o Procurador do MPT, Marcos Antonio Ferreira Almeida destacou a importância das ações de prevenção e promoção de acidentes de trabalho, realizadas agora em abril como parte integrante do Movimento Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
O Procurador também enalteceu o CEREST de Campina Grande em proporcionar um evento de tamanha grandeza destinado aos profissionais da Atenção Básica, que é a porta de entrada do paciente do SUS – Sistema Único de Saúde. Chamou a atenção dos mesmos para a importância das notificações dos acidentes de trabalho, lembrando que o acidente de trabalho não é invisível, e que por isso, deve ser notificado.
No período da tarde, o Procurador Raulino Maracajá falou sobre o tema: Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível. |
Anna Karla, Coordenadora do CEREST-CG |
A Coordenadora do CEREST avaliou o Fórum como uma ação exitosa, ressaltando que o objetivo foi justamente o de apresentar a Rede de Saúde do Trabalhador aos profissionais da Atenção Básica do Município, e desta forma, provocar uma reflexão sobre os acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho na vivência prática dessa categoria.
Quanto as ações específicas do movimento, Anna Karla afirmou: “O Abril Verde cresce a cada ano, com a adesão de vários municípios da 2ª Macrorregião, entidades, empresas e instituições envolvidas com a política de saúde do trabalhador. Infelizmente o nosso trabalho foi prejudicado nos últimos dois anos, em função da pandemia do coronavirus, e só agora pudemos retomar a mobilização de forma presencial, o que foi muito positivo para nós que fazemos a saúde do trabalhador”, concluiu.
Equipe do CEREST-CG |
Por que o dia 28?
O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.
A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.
Texto: Francinete Silva (Jornalista - 564)
OUTROS REGISTROS DO FORUM
Formação da mesa |
Graça Duarte, Coordenadora do CERAST (à esquerda) também prestigiou o evento na FIEP
Nenhum comentário:
Postar um comentário