quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Cerest-CG inova Campanha para 2018 e lança o Projeto Abril Verde e Amarelo



Idealizado pela coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e Região (Cerest), a edição 2018 do Abril Verde trará uma inovação, em sua programação, trata-se do “Projeto Abril Verde e Amarelo”. Conforme explicou a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior o Projeto visa, em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes (STTP), fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas anualmente pelos dois órgãos campinenses.

“Há mais de seis meses temos pensado nessa ideia, por entendermos que as estatísticas mostram um aumento considerável de acidentes de trajeto envolvendo trabalhadores. Conversamos com o superintendente da STTP, Félix Araújo e ele prontamente abraçou a causa e de lá para cá, temos nos reunido e conversado sobre o assunto com o objetivo de nos unirmos e fortalecermos ainda mais as Campanhas do Abril Verde e do Maio Amarelo”, destacou Anna Karla Souto.

O Projeto Abril Verde e Amarelo será lançado juntamente a campanha do Abril Verde – edição 2018, que o Cerest já desenvolve todos os anos. Em parceria com a STTP, o Cerest pretende executar um trabalho intensivo de adesivagem junto aos principais semáforos da cidade, bem como realizar palestras nas escolas de Campina Grande com o intuito de envolver alunos de todas as faixas etárias. As palestras serão proferidas por técnicos de Segurança do Trabalho do próprio Cerest e de outras entidades envolvidas no Projeto.

Anna Karla Souto Maior acredita que além do evento trazer uma nova roupagem em sua estrutura de realização, será reforçada ainda mais, em sua divulgação por coincidir com a realização da Copa do Mundo, uma vez que o Verde e Amarelo serão as cores preponderantes para o próximo ano e serão destaques em todas as nuances da vida da população.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CEREST-CG REÚNE PARCEIROS PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DO “ABRIL VERDE” - 2018


Coordenadores e técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande/PB, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira, 13, com parceiros de instituições, entidades sindicais e outras representações de trabalhadores para discussão de estratégias acerca do evento Abril Verde – Edição 2018.

Entre os pontos debatidos ficou acertada a criação de comissões de trabalho para facilitar a metodologia de execução do referido evento, que faz parte da campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês de abril, como prevenção aos riscos de acidentes de trabalho.

Na oportunidade foi sugerido que o Projeto de Lei, alusivo ao Abril Verde, já encaminhado à Câmara Municipal, seja instituído oficialmente no calendário de eventos da Cidade.

De acordo com informações da coordenadora do  CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, a programação desenvolvida pelo órgão no mês de abril, vem crescendo a cada ano, no entanto, ela acha necessária mais adesão da sociedade civil organizada.
“A cada ano buscamos novas parcerias para fortalecer ainda mais o movimento, pois, sem dúvida, é uma oportunidade para alertar os trabalhadores e empregadores quanto à importância da prevenção de acidentes de trabalho”, enfatizou Anna Karla.

  
MUNICIPIOS DA 2ª MACRORREGIÃO DA PB SERÃO ENVOLVIDOS NA CAMPANHA ABRIL VERDE - 2018


A programação alusiva ao Abril Verde, a ser realizada pelo CEREST-CG, em 2018, será fortalecida com a adesão dos municípios de Lagoa Seca e Queimadas, através do Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalhador – SESST. Nestes municípios serão desenvolvidas ações de promoção, prevenção e assistência junto aos trabalhadores da limpeza pública (garis).
Esta ação, conforme explicou a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, será pioneira nos dois municípios, tendo em vista que esses  trabalhadores desenvolvem atividade considerada vulnerável, isto porque estão expostos de forma permanente e contínua, às doenças e outros agravos relacionados à saúde e segurança.

JUNÇÃO DO ABRIL VERDE COM O MAIO AMARELO

A novidade da programação do Abril Verde - edição 2018, segundo a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, diz respeito à extensão da campanha Maio Amarelo, encabeçada pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).

Anna Karla explicou que a extensão da programação à referida  campanha é necessária, uma vez que as estatísticas mostram um grande número de acidentes de trajeto envolvendo trabalhadores.
As ações se darão através de adesivagem nos principais semáforos da Cidade e palestras nas escolas, envolvendo alunos das escolas técnicas e profissionais do CEREST-CG.


Ascom – CEREST-CG


AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM ST SÃO DESENVOLVIDAS EM EMPRESAS PELOS TÉCNICOS DO CEREST AO LONGO DESTE ANO


O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, através de parceria com Instituições de Ensino (universidades públicas/privadas e escolas técnicas), desenvolveu durante o ano de 2017, várias ações educativas, com destaque para palestras acerca da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNST.

Ao longo do ano, segundo a coordenadora do CEREST, Anna Karla Souto Maior, os técnicos participaram de nove  SIPATs-  Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em empresas como: SESI,  CAVESA, Correios, Aeroporto João Suassuna e supermercados, abordando temas como: acidente de trabalho, EPIs, LER/DORT, Direitos à saúde, previdenciário e trabalhista, assédio moral no trabalho, entre outros temas.

Outra ação de destaque, promovida pelo CEREST neste ano de 2017,  envolveu os técnicos e coordenadores  do  Centro de Referencia Regional em Reabilitação em  Saúde do Trabalhador – CERAST, com a extensão do Posto Avançado, objetivando capacitar os profissionais em notificação compulsória em saúde do trabalhador.  A unidade de saúde do trabalhador continua dando suporte aos profissionais do referido órgão.



O CEREST também acolheu alunos dos Cursos de Psicologia  da  Universidade Federal  da Paraíba – UFCG e de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas-  FCM. Depois de terem sido capacitados em Saúde do Trabalhador, os mesmos desenvolveram  ações direcionadas aos trabalhadores e usuários das  Unidades Básicas de Saúde da Família do Município UBSFs).

Segundo a assistente social do CEREST/CG, Maria Gloriete da Silva Paulo,  o trabalho de parceria é importante e necessário para que “possamos levar conhecimento acerca da PNST,  para os profissionais das demais instituições e empresas que desenvolvem  ações  voltadas à  saúde do trabalhador”, enfatizou.


Texto:  Ascom – CEREST-CG

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Policiais recebem capacitação para combater o trabalho infantil

Iniciativa foi do TRT 13ª Região e do FEPETI-PB

Policiais militares da Paraíba foram capacitados para atuar no combate ao trabalho infantil. O curso foi realizado no mês de novembro passado, através de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região (TRT 13ª Região) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI-PB).

O projeto teve como objetivos sensibilizar e capacitar policiais militares para identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e fazer os devidos encaminhamentos; colaborar na melhor definição profissional do agente ou operador dos direitos humanos que atua diretamente na erradicação do trabalho infantil e na defesa do direito do adolescente trabalhador; envolver profissionais da rede de proteção da criança e do adolescente e no fluxo de encaminhamento.

Foram realizadas palestras e oficinas com os policiais militares do Estado, com profissionais de diversos órgãos que atuam com à prevenção e erradicação do trabalho infantil, como: TRT 13ª Região, Procuradoria Regional do Trabalho 13ª Região, Universidade Federal da Paraíba, FEPETI-PB e a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa.

O curso compreendeu 16 horas divididas em 04 módulos, com os seguintes conteúdos: definição de trabalho infantil e piores formas, riscos e consequências do trabalho infantil, mitos sobre o trabalho infantil e rede de proteção e atendimento à criança e ao adolescente - identificação e atribuições. Haverá ainda oficina de metodologia e intervenção sobre combate ao trabalho infantil - notificação e outras providências.


Fonte: http://www.fnpeti.org.br