quinta-feira, 20 de julho de 2017

CEREST E UFCG desenvolvem progresso de formação nas UBS's do Distrito V

      O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vem realizando importante trabalho nas Unidades Básicas de Saúde da Família do Distrito V. As atividades se estenderão até o final de agosto do corrente ano. 

    Segundo a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, a ação consiste em um Processo Formativo com os profissionais das UBSFs, onde estes recebem informações sobre diversas temáticas voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores. O trabalho está sendo desenvolvido pelos estagiários da Unidade Acadêmica de Psicologia (UFCG), supervisionado pela Assistente Social deste Centro, Maria Gloriete da Silva Paulo. A profissional explica a seguir todo o trabalho.

 - Qual o objetivo desse Processo de Formação nas UBSFs? 
MG - O Processo de Formação tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas acerca do Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho, junto aos profissionais do Programa Saúde da Família – PSF, do município de Campina Grande. É uma parceria da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Curso de Psicologia, CEREST/CG e o Departamento de Atenção a Saúde – DAS, da Secretaria Municipal. Teve inicio no dia 11 do corrente mês, no Distrito V, constituído por 23 equipes saúde.

- Como vem sendo a aceitação dos profissionais das UBSF em relação ao trabalho do Processo Formativo, que vem sendo realizado pelo CEREST? 
MG - Excelente. Segundo os mesmos, estavam precisando de um momento igual a esse, em decorrência do processo de trabalho estressante que realizam cotidianamente, contribuindo para que a saúde mental seja comprometida em algumas situações. Não dispõe na rede de um trabalho sistematizado direcionado a “cuidar de quem cuida”. Relataram dentre inúmeras questões, alguns problemas que causam bastante estresse, como a cobrança por parte da gestão em atingir as metas, mediante indicadores, ameaças por parte de usuários de drogas e do tráfego, por pacientes em virtude de alguns momentos faltar medicamentos, pela demora na marcação de exames e consultas especializadas, falta de material de expediente, insumos, equipamentos quebrados, impossibilitando o atendimento, entre outros. “As informações fornecidas durante o processo de formação são importantes e nos ajuda a interagir sobre nossas angústias, esclarecendo certos sintomas que em boa parte de nossa vida laboral passamos. Que esse trabalho não pare, que possamos sempre ter momentos iguais a esse, de grande relevância para nossa saúde mental” . Foram alguns depoimentos em relação ao Processo formativo.

- Os profissionais mostram desconhecimento sobre a PNST e suas diretrizes? 
MG - Na maioria sim, porque são poucos os que participaram de capacitação acerca da PNST, promovida pelo CEREST/CG, visto a maioria terem sidos inseridos no Programa após esse processo. 

- Qual a meta de visitas?
MG - O Processo Formativo com os profissionais do PSF teve inicio no dia 11 do corrente mês, pelo Distrito V, constituído por 23 equipes de saúde. São formadas 6 equipes por semana, nas terças, quartas e quintas-feiras, geralmente nos dois turnos. Quantas unidades já foram visitadas e o total de profissionais envolvidos/participantes? MG – Dez Unidades já foram visitadas, com a participação de 101 profissionais. - Como avalia a participação dos estagiários de Psicologia nesse trabalho? MG – Excelente aceitação por parte dos profissionais, alunos com bom desempenho em oratória, domínio de conteúdo, processo de interação com a equipe, material didático bem elaborado, com objetividade e de fácil compreensão. Ascom- CEREST-CG

terça-feira, 18 de julho de 2017

CEREST-CG RECEBE REFORÇO DE ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST-CG, conta atualmente com os serviços do engenheiro de segurança do trabalho, Rafael Antônio Rosa Romero. O profissional, que se inseriu à equipe multiprofissional do órgão, vem realizando importante trabalho, especialmente no tocante às inspeções realizadas nos ambientes e processo de trabalho. Segundo Romero, trabalhar no CEREST-CG vem sendo uma experiência muito gratificante, tendo em vista ser a política de saúde do trabalhador um tema envolvente. 

“Espero estar contribuindo de forma positiva para o órgão, pois entendo que a ST é uma política que precisa cada vez mais ser fortalecida em todos os sentidos”, disse. No Ministério Público do Trabalho (MPT), o CEREST-CG mantém, através de uma parceria, os serviços do engenheiro de segurança do trabalho, Artur César Sartori. O profissional está substituindo o também engenheiro de ST, Paulo Roberto Lucena, que se afastou de suas atividades em função de problemas de saúde. Texto: Ascom - CEREST-CG 18/07/2017

CERESTs da Paraíba vão se reunir em Campina Grande para discussão de indicadores da saúde do trabalhador

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), sediará no próximo dia 25, nos turnos manhã e tarde, o encontro dos coordenadores e técnicos dos quatro CERESTs da Paraíba, sendo dois em João Pessoa, um em Patos e o local. 

De acordo com informações de Raimunda Alves de Almeida, técnica em Vigilância do CEREST Estadual, sediado em João Pessoa, a reunião tem como objetivo discutir os indicadores de saúde do trabalhador, bem como fazer um alinhamento das estatísticas para um melhor resultado no final do semestre deste ano. Raimunda explicou que durante o encontro haverá troca de experiência entre o CERESTs, que apresentarão suas ações desenvolvidas em suas áreas de abrangências. 

“Na oportunidade estaremos discutindo outras políticas que têm interface com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), visando aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam no serviço”, assinalou. Para a Coordenadora do Centro de Referência local, Anna Karla Souto Maior, o encontro dos CERESTs em Campina Grande é de grande importância, por se tratar de um momento único, onde os coordenadores e técnicos estarão juntos pela primeira vez, debatendo o serviço em seus respectivos municípios. Texto: Ascom – CEREST-CG 18/07/2017