CEREST-CG atendeu quase 2 mil trabalhadores com problemas relacionados ao trabalho no período de 2013/2016

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST-CG, desenvolveu ao longo da primeira Gestão do prefeito Romero Rodrigues, importantes serviços na área de promoção, prevenção, assistência e vigilância em Saúde do Trabalhador (ST). Foram atendidos pelo CEREST-CG, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, 1.812 trabalhadores apresentando problemas relacionados a doenças e acidentes de trabalho. 

Entre os casos registrados na unidade de ST, são elencados acidentes graves com mutilação de membros superiores e com perfuro cortantes, bem como, doenças ocupacionais (LER/DORT, transtorno mental e intoxicação exógena, entre outras). Além disto, o Centro de Referência, que tem abrangência em 70 municípios, formando a 2ª Macrorregião de Saúde do Estado, notificou no referido período, 19 acidentes fatais envolvendo trabalhadores durante suas atividades laborais. O CEREST-CG, ao longo dos últimos quatro anos, realizou várias ações educativas, sendo 295 palestras, 15 eventos e 46 municípios capacitados, com ênfase em saúde do trabalhador. 

 Por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Sindicatos de trabalhadores, Previdência Social e demandas espontâneas, a equipe técnica do órgão realizou 208 inspeções relacionadas a ambientes e processos de trabalho, com o objetivo de estabelecer nexo causal. Segundo o coordenador geral (interino) do órgão, Windsor Ramos da Silva Júnior, na Gestão do prefeito Romero Rodrigues, foi possível executar as ações em ST no âmbito da 2ª Macrorregião, uma vez que a Prefeitura local não mediu esforços no sentido de oferecer apoio logístico para consolidar o trabalho do CEREST-CG. Texto: Francinete Silva (9 8889-3017)
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS