quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CEREST-CG atendeu quase 2 mil trabalhadores com problemas relacionados ao trabalho no período de 2013/2016

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST-CG, desenvolveu ao longo da primeira Gestão do prefeito Romero Rodrigues, importantes serviços na área de promoção, prevenção, assistência e vigilância em Saúde do Trabalhador (ST). Foram atendidos pelo CEREST-CG, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, 1.812 trabalhadores apresentando problemas relacionados a doenças e acidentes de trabalho. 

Entre os casos registrados na unidade de ST, são elencados acidentes graves com mutilação de membros superiores e com perfuro cortantes, bem como, doenças ocupacionais (LER/DORT, transtorno mental e intoxicação exógena, entre outras). Além disto, o Centro de Referência, que tem abrangência em 70 municípios, formando a 2ª Macrorregião de Saúde do Estado, notificou no referido período, 19 acidentes fatais envolvendo trabalhadores durante suas atividades laborais. O CEREST-CG, ao longo dos últimos quatro anos, realizou várias ações educativas, sendo 295 palestras, 15 eventos e 46 municípios capacitados, com ênfase em saúde do trabalhador. 

 Por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Sindicatos de trabalhadores, Previdência Social e demandas espontâneas, a equipe técnica do órgão realizou 208 inspeções relacionadas a ambientes e processos de trabalho, com o objetivo de estabelecer nexo causal. Segundo o coordenador geral (interino) do órgão, Windsor Ramos da Silva Júnior, na Gestão do prefeito Romero Rodrigues, foi possível executar as ações em ST no âmbito da 2ª Macrorregião, uma vez que a Prefeitura local não mediu esforços no sentido de oferecer apoio logístico para consolidar o trabalho do CEREST-CG. Texto: Francinete Silva (9 8889-3017)

Prefeitura realiza domingo trilha ecológica

A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer da Prefeitura de Campina Grande (Sejel), em parceria com o grupo Trilheiros do Agreste, realizará no próximo domingo, 19, a Trilha Ecológica “Do Cafula”. A trilha acontecerá em Massaranduba e terá um percurso de oito quilômetros. Os trilheiros vão se concentrar no Parque da Criança, partindo para Massaranduba às 6h em ônibus ou veículos particulares. Os interessados em participar da Trilha Ecológica deverão procurar os pontos de apoio do Programa Mexe Campina, onde estão sendo feitas, gratuitamente, as inscrições. As Trilhas Ecológicas e as Caminhadas da Lua fazem parte do calendário esportivo da cidade, assim como as corridas de rua e outros eventos. O secretário de Esportes de Campina Grande, Teles Albuquerque, disse que esta é mais uma forma do “campinense se mexer”, prática que tem recebido, a cada dia, mais adeptos. Teles destacou que o programa “Mexe Campina”, o maior do Nordeste voltado para o estímulo à prática de atividade física e promoção à saúde, vem crescendo a cada dia. Atualmente são mais de 40 mil pessoas inscritas que se exercitam, diariamente, com todo o apoio da PMCG, no que diz respeito à construção e manutenção de espaços esportivos e o acompanhamento dos profissionais de educação física e da área médica O coordenador de Trilhas e Caminhadas disse que a Sejel disponibiliza hoje várias formas e tipos de esportes para que as pessoas possam escolher a modalidade que mais lhe agrada e, dessa forma, deixarem o sedentarismo. “Os programas esportivos da Prefeitura Municipal são um sucesso. Mas é importante lembrar que, isso só é possível, porque tem o apoio incondicional do prefeito Romero Rodrigues, que não mede esforços para proporcionar lazer, esporte e qualidade de vida à população campinense”, concluiu Lindoarte.