quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Engenheiro do CEREST/CG ministra palestra para trabalhadores do Supermercado Atacadão
Atendendo demanda da empresa Supermercado Atacadão, localizada na Avenida Manoel Tavares, bairro do Alto Branco, o engenheiro agrônomo, especialista em engenharia do trabalho, Elpídio Araújo, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhado – CEREST/CG ministrou no dia de ontem (14), às 14h30min, importante palestra sobre Acidente de Trabalho.
O engenheiro destacou a importância da empresa fazer a prevenção, através de ações educativas e o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual e de Uso Coletivo (EPIS/EPC), bem como da manutenção das máquinas.
Elpídio falou sobre o conceito e os tipos de acidentes de trabalho e de trajeto, exemplificando situações de trabalhadores que foram vítimas desses agravos. A palestra fez parte da programação alusiva à Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho – SIPAT, do Atacadão.
O que é acidente de trabalho?
Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
O que é acidente de trajeto?
De acordo com o art. 21, inciso IV, letra "d", da Lei nº 8.213/91, equiparam-se ao acidente do trabalho, o acidente sofrido pelo segurado (empregado) ainda que fora do local e horário de trabalho no "percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado" (acidente de trajeto ou acidente in itinere). Para a configuração de acidente de trajeto, não é necessário que o trabalhador esteja utilizando transporte público para o qual recebeu o benefício vale-transporte.
Texto: Assessoria de Imprensa - CEREST/CG, em 15 de outubro/2015
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande é um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, administrado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Tem como missão prestar assistência integral de saúde e segurança aos trabalhadores da 2ª Macroregião de saúde (70 municípios), independente de terem ou não carteira de trabalho assinada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário