segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
CEREST-CG realiza ação pioneira no Parque do Povo e identifica situação preocupante
O Maior São João do Mundo é um evento anual realizado pela Prefeitura de Campina Grande, no Estado da Paraíba, durante o mês de Junho. Trata-se de uma tradicional festa junina, reconhecida internacionalmente. Na cultura do Nordeste Brasileiro é típico comemorar o Dia de São João (24/06) com espetáculos, danças folclóricas, forró pé-de-serra e quadrilhas juninas.
Desde a primeira edição, há 30 anos, o evento é realizado no Parque do Povo, que ao longo deste período recebeu várias mudanças em seu layout, de modo a oferecer mais espaço e organização de comercialização de alimentos, bebidas, artesanato e outros produtos, bem como acomodação às pessoas que frequentam o local da festa.
Diante da importância e grandiosidade do evento, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, órgão da Prefeitura de Campina Grande, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou este ano, de forma pioneira, no Parque do Povo, durante os festejos juninos “O Maior São João do Mundo” ações de divulgação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador, preconizada pelo Ministério da Saúde e a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador - RENAST.
Cerest-CG realiza ação pioneira no Parque do povo e identifica situação preocupante
O trabalho foi realizado durante dez dias (colocar as datas) no período que compreendeu a festa junina, de 07 de junho a 07 de julho/2013, sendo que as ações foram iniciadas no dia de 10 junho e encerradas no dia 02 de julho/13, quando atingimos o maior número de entrevistas feitas com os barraqueiros, ambulantes, mototaxistas e taxistas instalados e/ou exercendo suas atividades no Parque do Povo e áreas circunvizinhas.
Para executar as ações no Parque do Povo, o CEREST/CG contou com o apoio e participação de cerca de 40 técnicos da própria unidade de saúde do trabalhador, que foram divididos em equipes de, no máximo, oito pessoas por noite, com a supervisão dos Coordenadores da unidade de saúde do trabalhador.
O referido trabalho incluiu a aplicação de dois questionários, sendo um para o dono do estabelecimento comercial (barraca e/ou quiosque) outro para o trabalhador, além da distribuição de um panfleto com a temática específica da festa junina e contendo informações sobre o CEREST/CG. Os técnicos também orientaram os trabalhadores quanto aos cuidados para evitar acidentes de trabalho.
A ação no Parque do Povo teve como objetivo identificar os prováveis riscos ambientais que venham afetar a saúde e integridade física dos trabalhadores que desenvolvem suas atividades laborais naquela área durante o Maior São João do Mundo. A situação encontrada no espaço público será analisada pela equipe técnica da unidade de saúde e segurança do trabalhador, para consolidação de Relatório, o qual será entregue cópia às Secretárias Municipais responsáveis pela organização do evento e demais órgãos parceiros, visando adoção de medidas preventivas no local nos próximos eventos.
Com este trabalho, o CEREST/CG pretende contribuir para garantir à segurança e integridade física dos trabalhadores que participam de uma forma ou de outra do evento mais importante do calendário turístico de nossa cidade.
Durante as ações no Parque do Povo foram vistoriados 216 estabelecimentos (quiosques e barracas), de um total de 232, o que representa 93,1% de cobertura.
As equipes do CEREST/CG constataram que, a grande maioria destes estabelecimentos não possui unidades extintoras, ou seja, 90.51% dos estabelecimentos, oferecendo total risco aos trabalhadores e aos visitantes do Parque do Povo, que se aglomeram à noite na área comercial provisória para curtir a festa junina.
Segundo levantamento técnico desta unidade de saúde do trabalhador, apenas 22 estabelecimentos (barracas tamanho 10 X 10) possuiam extintores.
Textoi; Assessoria de Imprensa CEREST-CG
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande é um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, administrado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Tem como missão prestar assistência integral de saúde e segurança aos trabalhadores da 2ª Macroregião de saúde (70 municípios), independente de terem ou não carteira de trabalho assinada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário