A equipe de técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande – CEREST/CG comandou na manhã da quinta-feira, 21/02, as palestras para os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. O evento denominado de capacitação dos supervisores de áreas reúnem Agentes Comunitários de Saúde (ACES) e de Vigilância Ambiental (AVAS), sendo sediado no auditório do Conselho Municipal de Saúde desde a última segunda-feira.
Inicialmente, a técnica Ana Kristina Bezerra de Menezes fez uma explanação sobre o CEREST, destacando a forma de atendimento aos trabalhadores que procuram o Centro de Referência com problemas de saúde decorrentes de suas atividades laborais, bem como das atribuições demandas, parceiros e outras informações.
A técnica esclareceu que o CEREST/CG não funciona como Posto de Saúde. “Somos referência de um atendimento especializado de alta complexidade, que é feito por uma equipe multiprofissional devidamente capacitada para a prestação do serviço relacionado à saúde e segurança dos trabalhadores”, enfatizou Ana Kristina.
Em seguida foi a vez do técnico Elpídio de Lima Araújo repassar aos supervisores de áreas informações sobre os riscos ocupacionais, químicos e ergométricos que estão expostos os agentes de endemias. Ele também enfatizou a importância dos profissionais usarem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) recomendados pelos órgãos de saúde, a exemplo de luvas hitrolon, avental impermeável, máscara descartável – tipo PFF2, óculos de proteção, camisa de manga longa e sapatos fechados.
O medico do trabalho João Jorge di Pace Tejo se encarregou de encerrar a participação do CEREST/CG no evento, ministrando uma aula acerca dos fatores de riscos que os AVAS e ACS estão expostos. Mostrou a necessidade dos trabalhadores adotarem medidas preventivas que evitem o processo de intoxicação, irradiação solar e outras conseqüências devido ao uso dos produtos químicos que os profissionais manuseiam no dia a dia em suas atividades laborais.
A capacitação, que está sendo realizada pela Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, será encerrada nesta sexta-feira, 22, com uma palestra do professor e veterinário Antônio Araújo Neto, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário