Atribuições, missão, prestação do serviço, entre outras responsabilidades dos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador estão sendo debatidas durante esta terça-feira, 26/02, pelos coordenadores dos CEREST’S Estadual de João Pessoa e os Regionais de Campina Grande e Patos. O evento está sendo sediado no CEREST/CG, no bairro Dinamérica.
A reunião foi iniciada às 9 horas pelos coordenadores do CEREST/CG, Anna Karla Souto Maior e Windsor Ramos da Silva Júnior, que deram boas vindas aos participantes, destacando ser um momento de grande relevância para a equipe gestora da unidade de saúde do trabalhador aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), a qual está sendo implementada na 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba.
“Entendemos ser uma excelente oportunidade para o esclarecimento de dúvidas quanto às ações de saúde e segurança do trabalhador, que são realizadas pelo CEREST/CG”, afirmou Anna Karla, adiantando que a parceria com o CEREST Estadual é fundamental para o fortalecimento do trabalho da nova equipe gestora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande.
A Secretaria Municipal de Saúde também participou da reunião, através da diretora de Vigilância à Saúde Eliete Nunes Almeida, que considerou o espaço de discussões de grande relevância Segundo ela, “estamos conhecendo os novos gestores dos demais CEREST´S, ao mesmo tempo, obtendo esclarecimentos sobre o real papel e missão destas unidades de saúde do trabalhador”.
Pela manhã, a coordenadora do CEREST Estadual de João Pessoa, Celeida Maria de Barros, falou da mudança de gestores nessas unidades de saúde do trabalhador e se comprometeu em dar todo o apoio no sentido de fortalecer as ações que serão desenvolvidas por estes profissionais nos próximos quatros anos. Ela reforçou a tese das equipes trabalharem unidas para que possam obter resultados satisfatórios. Celeida também apresentou a estrutura do CEREST Estadual, e enfatizou as responsabilidades e atribuições do órgão.
Fluxos do SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação; Portaria nº 204/GM, de 29 de janeiro de 2007, que regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento; apresentação de planilhas foram outras atividades que nortearam a reunião no turno da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário