sábado, 31 de julho de 2021

MPT GARANTE PARCERIA PARA CONTINUIDADE EM 2022 DE AÇÃO EDUCATIVA COM TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

A ação educativa foi encerrada na manhã da sexta-feira, com os trabalhadores e trabalhadoras da CAVI 

O Procurador do MPT – Ministério Público do Trabalho, Marcos Antônio Ferreira Almeida, confirmou parceria com o CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, garantindo a continuidade em 2022, da ação educativa de orientação e prevenção aos riscos de acidentes de trabalho, junto aos trabalhadores e trabalhadoras de materiais recicláveis organizados em suas cooperativas no município de Campina Grande.

A coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, que se reuniu recentemente, de forma virtual, com o Procurador, para falar sobre o êxito da ação realizada pelo o órgão e o MPT, durante toda esta semana, entende a necessidade de intensificar estas ações nos ambientes das atividades laborais dos catadores, considerados insalubres. Também chamou a atenção da população no sentido desta  contribuir com o trabalho dos catadores, através da separação dos materiais em seus domicílios.   

A ação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que transcorreu no último 27, contemplou cerca de 80 trabalhadores cadastrados nas cinco Cooperativas de Campina Grande. Foram distribuídos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, Revistinha do MPT intitulada: Catadores e Catadoras, camisas, bonés, máscaras e protetores solares. Também foi servido um café da manhã nas sedes da Cooperativas.

A parceria com o MPT, e empresas locais do ramo de alimentos, conforme Anna Karla, foi de grande importância, “pois só desta forma, o CEREST teve como viabilizar a ação com estes trabalhadores vulneráveis”.  

Durante as visitas, os técnicos do CEREST-CG falaram sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e do uso dos EPIs. No encerramento, na manhã de ontem,

30, na sede da Cooperativa Cavi, a professora Valéria Moraes, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, falou sobre saúde mental e convidou os trabalhadores a fazerem parte de um projeto que é desenvolvido por ela e os alunos/estagiários do último período do Curso de Psicologia.

 

 Texto: Assessoria de Imprensa (CEREST-CG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário