quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

ENCERRADAS NO CEREST-CG ATIVIDADES PRÁTICAS DE ESTÁGIO DE ALUNOS DE PSICOLOGIA



Os acadêmicos da disciplina Fisioterapia  na Saúde do Trabalhador (2019.2), da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, encerraram esta semana, suas atividades  práticas  corporais, desenvolvidas com os funcionários do – CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, durante o segundo semestre do corrente ano.
     O projeto realizado através de parceria com a unidade de saúde do trabalhador, contemplou práticas  de promoção  no ambiente laboral. Os funcionários, que  aderiram de forma voluntária às atividades, foram beneficiados com exercícios  laborais, relaxamento, práticas integrativas complementares como a Tenda do Conto e massagem  terapêutica.
     A professora do Departamento de Fisioterapia da UEPB, Cláudia Holanda Moreira, que ministra a disciplina Fisioterapia na Saúde  do Trabalhador, destacou a importância da intervenção junto aos funcionários do CEREST-CG e lembra que “todos fizeram uma avaliação preliminar para análise  do perfil cinético funcional ,como também  o acompanhamento dos sinais vitais antes e depois da intervenção”.
     Segunda a professora, este mesmo projeto já vinha sendo realizado em outros espaços sociais públicos, com resultados satisfatórios. “A qualificação do cuidado através  das práticas  colaborativas   fazendo uma interlocução da comunidade universitária  com os serviços  públicos que necessitam, de forma contínua,   da  atenção à  saúde sob a forma multifacetada e interprofissional, é necessária”, afirma a professora.
         A coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior avaliou o trabalho da professora Claudia Holanda, com os servidores do órgão, como sendo de grande relevância, pois segundo ela, além de divulgar “o nosso serviço os funcionários tiveram a oportunidade de vivenciar momentos prazerosos de relaxamento, bem como externar seus pensamentos sobre o ambiente laboral”, assinalou Anna.

Texto: Ascom CEREST-CG


ALUNOS DA UEPB APRESENTAM RESULTADOS DE PROJETO DESENVOLVIDO COM OS FUNCIONÁRIOS DO CEREST-CG


      Os resultados do projeto “Cuidando de quem cuida", desenvolvido pelos alunos da disciplina Estágio Básico III (2019.2), do Curso de Psicologia da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, junto aos servidores do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, foram apresentados nesta manhã, 12, à Coordenação do órgão e à equipe que participou das atividades realizadas durante o segundo semestre do corrente ano.
Os resultados do projeto “Cuidando de quem cuida", desenvolvido pelos alunos da disciplina Estágio Básico III (2019.2), do Curso de Psicologia da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, junto aos servidores do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, foram apresentados nesta manhã, 11, à Coordenação do órgão e à equipe que participou das atividades realizadas durante o segundo semestre do corrente ano.

Segundo a professora da referida disciplina, Valéria Morais, a inte

rvenção teve como principal objetivo  criar um espaço de discussão entre os alunos de Psicologia e os funcionários do CEREST-CG, que em essência, se constitui como promotor de saúde mental do trabalhador. “Foi um trabalho incrível  com resultados satisfatórios, tanto para os alunos quanto para a equipe de profissionais”, assinalou Valéria.
      O projeto contemplou os funcionários com discussões quinzenais de grupos, com o objetivo de socializar impressões e sentidos pessoais e coletivos do trabalho desenvolvido pela instituição, conforme explica a professora Valéria. Ao longo das atividades, os trabalhadores tiveram oportunidade de participar de escuta individual.
        De acordo com a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, a parceria com o Curso de Psicologia da UEPB e o CEREST-CG vem sendo bastante positiva, uma vez que os funcionários são contemplados com atividades de autoestima e os alunos da universidade têm a oportunidade de realizar a parte prática em um ambiente propício e confortável”, assinala Anna.

Texto: Ascom – CEREST-CG


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

EM QUATRO MESES CEREST-CG NOTIFICA MAIS DE MIL AGRAVOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRABALHO


O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande está na reta final do processo de consolidação dos dados referentes aos atendimentos, inspeções e outras ações realizadas no período de abril a dezembro do corrente ano. As estatísticas dos períodos de 2017 a abril de 2019, em nível de Estado, podem ser conferidas aqui, de forma sucinta.


Monitoramento dos Agravos da Paraíba

Dados referentes ao período de janeiro de 2017 a junho de 2019.

Ano
Notificações
%
2017
2823
40
2018
3131
44
1ª quadrimestre de 2019
1123
16
Total geral
7077
100
Ø     Na tabela acima observa-se um aumento das notificações nos anos últimos dois anos e no primeiro quadrimestre de 2019 nos Municípios do Estado da Paraíba.


Municípios da Paraíba
2017
2018
I Quadrimestre de 2019
%
2017
%
2018
%
2019
223
56
69
48
25%
31%
21%

Ø     Dos 223 municípios do Estado da Paraíba 56 municípios notificaram em 2017, ou seja, 25% dos municípios.
Ø     Dos 223 municípios do Estado da Paraíba 69 municípios notificaram em 2018, ou seja, 31% dos municípios.
Ø     Dos 223 municípios do Estado da Paraíba 48 municípios notificaram no 1º quadrimestre de 2019, ou seja, 21% dos municípios.

Municípios com maior número de notificações em 2017
Município
Notificações 2017
Cabedelo
143
Campina Grande
453
João Pessoa
1880
Patos
100

Em 2017 os municípios que se destacaram com maior número de notificações foram: João pessoa com 67%, Campina Grande com 16%, Cabedelo com 5% e Patos com 3,5%.

Municípios com maior número de notificações em 2018
Município
Notificações
Cabedelo
105
Campina Grande
881
João Pessoa
1590
Patos
287

Em 2018 os municípios que se destacaram com maior número de notificações foram: João pessoa com 51%, Campina Grande com 28%, Patos com 9% e Cabedelo com 3%.




Municípios com maior número de notificações em no 1º quadrimestre de 2019
Município
Soma de Total de notificações
Campina Grande
299
João Pessoa
552
Patos
88

No 1º quadrimestre de 2019 os municípios que se destacaram com maior número de notificações foram João Pessoa com 49%, Campina Grande com 27% e Patos com 8%.