quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

ENCERRADAS NO CEREST-CG ATIVIDADES PRÁTICAS DE ESTÁGIO DE ALUNOS DE PSICOLOGIA



Os acadêmicos da disciplina Fisioterapia  na Saúde do Trabalhador (2019.2), da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, encerraram esta semana, suas atividades  práticas  corporais, desenvolvidas com os funcionários do – CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, durante o segundo semestre do corrente ano.
     O projeto realizado através de parceria com a unidade de saúde do trabalhador, contemplou práticas  de promoção  no ambiente laboral. Os funcionários, que  aderiram de forma voluntária às atividades, foram beneficiados com exercícios  laborais, relaxamento, práticas integrativas complementares como a Tenda do Conto e massagem  terapêutica.
     A professora do Departamento de Fisioterapia da UEPB, Cláudia Holanda Moreira, que ministra a disciplina Fisioterapia na Saúde  do Trabalhador, destacou a importância da intervenção junto aos funcionários do CEREST-CG e lembra que “todos fizeram uma avaliação preliminar para análise  do perfil cinético funcional ,como também  o acompanhamento dos sinais vitais antes e depois da intervenção”.
     Segunda a professora, este mesmo projeto já vinha sendo realizado em outros espaços sociais públicos, com resultados satisfatórios. “A qualificação do cuidado através  das práticas  colaborativas   fazendo uma interlocução da comunidade universitária  com os serviços  públicos que necessitam, de forma contínua,   da  atenção à  saúde sob a forma multifacetada e interprofissional, é necessária”, afirma a professora.
         A coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior avaliou o trabalho da professora Claudia Holanda, com os servidores do órgão, como sendo de grande relevância, pois segundo ela, além de divulgar “o nosso serviço os funcionários tiveram a oportunidade de vivenciar momentos prazerosos de relaxamento, bem como externar seus pensamentos sobre o ambiente laboral”, assinalou Anna.

Texto: Ascom CEREST-CG


ALUNOS DA UEPB APRESENTAM RESULTADOS DE PROJETO DESENVOLVIDO COM OS FUNCIONÁRIOS DO CEREST-CG


      Os resultados do projeto “Cuidando de quem cuida", desenvolvido pelos alunos da disciplina Estágio Básico III (2019.2), do Curso de Psicologia da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, junto aos servidores do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, foram apresentados nesta manhã, 12, à Coordenação do órgão e à equipe que participou das atividades realizadas durante o segundo semestre do corrente ano.
Os resultados do projeto “Cuidando de quem cuida", desenvolvido pelos alunos da disciplina Estágio Básico III (2019.2), do Curso de Psicologia da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, junto aos servidores do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, foram apresentados nesta manhã, 11, à Coordenação do órgão e à equipe que participou das atividades realizadas durante o segundo semestre do corrente ano.

Segundo a professora da referida disciplina, Valéria Morais, a inte

rvenção teve como principal objetivo  criar um espaço de discussão entre os alunos de Psicologia e os funcionários do CEREST-CG, que em essência, se constitui como promotor de saúde mental do trabalhador. “Foi um trabalho incrível  com resultados satisfatórios, tanto para os alunos quanto para a equipe de profissionais”, assinalou Valéria.
      O projeto contemplou os funcionários com discussões quinzenais de grupos, com o objetivo de socializar impressões e sentidos pessoais e coletivos do trabalho desenvolvido pela instituição, conforme explica a professora Valéria. Ao longo das atividades, os trabalhadores tiveram oportunidade de participar de escuta individual.
        De acordo com a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, a parceria com o Curso de Psicologia da UEPB e o CEREST-CG vem sendo bastante positiva, uma vez que os funcionários são contemplados com atividades de autoestima e os alunos da universidade têm a oportunidade de realizar a parte prática em um ambiente propício e confortável”, assinala Anna.

Texto: Ascom – CEREST-CG


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

EM QUATRO MESES CEREST-CG NOTIFICA MAIS DE MIL AGRAVOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRABALHO


O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande está na reta final do processo de consolidação dos dados referentes aos atendimentos, inspeções e outras ações realizadas no período de abril a dezembro do corrente ano. As estatísticas dos períodos de 2017 a abril de 2019, em nível de Estado, podem ser conferidas aqui, de forma sucinta.


Monitoramento dos Agravos da Paraíba

Dados referentes ao período de janeiro de 2017 a junho de 2019.

Ano
Notificações
%
2017
2823
40
2018
3131
44
1ª quadrimestre de 2019
1123
16
Total geral
7077
100
Ø     Na tabela acima observa-se um aumento das notificações nos anos últimos dois anos e no primeiro quadrimestre de 2019 nos Municípios do Estado da Paraíba.


Municípios da Paraíba
2017
2018
I Quadrimestre de 2019
%
2017
%
2018
%
2019
223
56
69
48
25%
31%
21%

Ø     Dos 223 municípios do Estado da Paraíba 56 municípios notificaram em 2017, ou seja, 25% dos municípios.
Ø     Dos 223 municípios do Estado da Paraíba 69 municípios notificaram em 2018, ou seja, 31% dos municípios.
Ø     Dos 223 municípios do Estado da Paraíba 48 municípios notificaram no 1º quadrimestre de 2019, ou seja, 21% dos municípios.

Municípios com maior número de notificações em 2017
Município
Notificações 2017
Cabedelo
143
Campina Grande
453
João Pessoa
1880
Patos
100

Em 2017 os municípios que se destacaram com maior número de notificações foram: João pessoa com 67%, Campina Grande com 16%, Cabedelo com 5% e Patos com 3,5%.

Municípios com maior número de notificações em 2018
Município
Notificações
Cabedelo
105
Campina Grande
881
João Pessoa
1590
Patos
287

Em 2018 os municípios que se destacaram com maior número de notificações foram: João pessoa com 51%, Campina Grande com 28%, Patos com 9% e Cabedelo com 3%.




Municípios com maior número de notificações em no 1º quadrimestre de 2019
Município
Soma de Total de notificações
Campina Grande
299
João Pessoa
552
Patos
88

No 1º quadrimestre de 2019 os municípios que se destacaram com maior número de notificações foram João Pessoa com 49%, Campina Grande com 27% e Patos com 8%.



sexta-feira, 29 de novembro de 2019

EQUIPE TÉCNICA DO CEREST-CG PARTICIPA EM JOÃO PESSOA DE ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR



A equipe técnica do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, participa, desde ontem, 28,  em João Pessoa, do Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador: Atenção Integral a População Trabalhadora na Rede de Atenção à Saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde/PB e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba - CEREST/PB, em parceria com COSEMS/PB e CONASS.

Estão participando do evento representantes de Secretarias Municipais de Saúde, Coordenadores Municipais de Atenção Básica, Coordenadores Municipais de Vigilância em Saúde  de vários Municípios paraibanos, além de Gerentes Regionais de Saúde, Apoiadores regionais (COSEMS/PB), CEREST's Regionais da Paraíba e Núcleos de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O Encontro, que será encerrado na tarde  desta sexta-feira, 29, está sendo sediado no auditório do FAEPA/SENAR, localizado no bairro de Jaguaribe, João Pessoa.

A coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior avaliou o evento de tamanha grandeza, segundo ela, por ser um momento onde está sendo discutido o principal objetivo da Implementação da Rede de Atenção Integral à Saúde.

Foram debatidos temas relacionados às redes de atenção à saúde e os modelos de atenção às condições crônicas, com ênfase na saúde do trabalhador; Vigilância em Saúde do Trabalhador no Brasil: cenários e perspectivas, entre outros.



Texto: Ascom - CEREST-CG

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

ENCONTRO DOS CERESTs DA REGIÃO NORDESTE É INICIADO EM SÃO LUÍS/MA


A Coordenadora do CEREST-CG – Centro de Referência  Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior, participa na cidade de São Luís do Maranhão, de importante encontro, que reúne todos os CERESTs  da Região Nordeste. Anna Karla representa a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, que possui uma área de abrangência de 70 municípios.
“As mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões na RENAST e na atenção à Saúde de Trabalhadores e Trabalhadoras”. Foi este o tema de abertura, na manhã desta quinta-feira, 07, do VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento será encerrado amanhã, 08.

O Consultor Técnico da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador/Secretaria de Vigilância em Saúde MS/DF, Rafael Junqueira Buralli, está representando, no referido evento,  a coordenadora geral da Saúde do Trabalhador, Karla Baêta.






Texto: ASCOM - CEREST-CG

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

ENCONTRO MACRORREGIONAL NORDESTE EM SAÚDE DO TRABALHADOR COMEÇA NESTA QUINTA EM SÃO LUÍS/MA



Começa nesta quinta-feira, 07, na cidade de São Luís/MA, o VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será encerrado dia 08 (sexta-feira).  A coordenadora do CEREST-CG – Centro de Referência  Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior, estará representando a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba no referido evento, que tem como temática a discussão sobre os mecanismos de enfrentamento das dificuldades e experiências exitosas, que contribuam para o avanço e consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O CEREST Estadual será representado por Celeida Barros, que no momento segue viagem .

  
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 07/11/2019

8h Abertura: Composição da mesa de abertura
9h Palestra de Abertura “As mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões na RENAST e na atenção à Saúde de Trabalhadores e Trabalhadoras”.
Palestrante: Rafael Junqueira Buralli, Consultor Técnico da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador/Secretaria de Vigilância em Saúde/MS/DF.
Moderador: Maria dos Aflitos Silva, Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Técnica do Cerest Estadual – SES/MA.
10h Debate
11h Palestra: “A importância da Política da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”
Palestrante: Francisco José Sousa e Silva, Representante da Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB no Conselho Estadual de Saúde – BA, Coordenador da CISTT/BA.
Moderador: Joel da Conceição Ferreira Nascimento, Presidente da Central de Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – CTB/MA.
12:30h -14:00h Almoço
14:00h Apresentação áudio/visual de experiências exitosas apresentas pelos Cerests Estaduais e Regionais
16:45h Debate das experiências exitosas
Moderador: Elizânia da Silva Bandeira – Coordenadora do Cerest Regional Imperatriz/MA
18:00h – Encerramento
Dia 08/11/2019
8:30h Mesa Redonda “Programa de Erradicação do Trabalho Escravo: Monitoramento, Análise e Avaliação”
Debatedores:
– Francisco Goncalves da Conceição, Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular/MA
– Léa Cristina da Costa Silva Léda, Auditora Fiscal do Trabalho, Superintendente Regional do Trabalho/MA
– Dayana Carvalho Coelho – Consultora da OIT em Monitoramento e Avaliação de Políticas de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho
Moderador: Maria do Socorro Castro – Técnica do Cerest Estadual – SES/MA
9:30h Debate
10:30h Mesa redonda “Transtornos mentais relacionados ao trabalho: a saúde do trabalhador em alerta”
Debatedores:
– Denise Bessa Leda – Psicóloga, Docente da Universidade Federal do Maranhão/UFMA
– Isabelle Campos Morais Rêgo de Araújo – Chefe de Departamento de Atenção a Saúde Mental, Departamento de Atenção à Saúde Mental – SES/MA
– Luciane Kozicz Reis Araújo  / Pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília
Moderador: Jocenária Ferreira de Souza Soares – Coordenadora do Cerest Regional São Luís/MA
 11:30h Debate
12:30h -14:00h Almoço
14:00h Apresentação Banners (área externa)
15:30h Mesa Redonda “Doenças relacionadas ao Trabalho: Câncer”
Debatedores:
– Ubirani Barros Otero, Coordenação de Prevenção e Vigilância – Conprev
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA
– Andrea Dutra Pereira, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Câncer do Maranhão
– Docente do Curso de Medicina da UFMA – Universidade Federal do Maranhão (a confirmar)
Moderador: Eliel dos Santos Pereira – Coordenador do Cerest Regional Caxias/MA
 16h30 – Debate
 17h30 – Encerramento – Apresentação cultural



terça-feira, 5 de novembro de 2019

Câncer de próstata matou 272 homens este ano na Paraíba


O câncer de próstata foi a causa de morte de 272 homens entre janeiro e outubro deste ano na Paraíba. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado, que iniciou nesta segunda-feira (4) as atividades relacionadas ao Novembro Azul, mês dedicado à saúde da população masculina e que vai contar com diversas palestras e disponibilização de serviços de saúde.
A programação teve início ontem, segunda-feira, com uma palestra do médico Otávio Soares de Pinho Neto sobre saúde do homem. Além do câncer de próstata, o Novembro Azul também busca conscientizar os homens sobre a importância de buscar auxílio médico em qualquer sintoma de uma doença mais grave.
“O objetivo é evitar que os homens só procurem a assistência quando já estiverem doentes. O Novembro Azul acontece para ampliar essa divulgação e assim estimular ainda mais os municípios, os gestores municipais a pensarem a temática da saúde do homem, para que melhorem a atenção primária de saúde”, disse o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da Saúde do Estado, Hélio Soares.
Veja a programação completa abaixo:
6/11
Sousa – PB
Oficina de Saúde do Homem, com foco em ações que estimulem a adesão dos Homens aos serviços de saúde, principalmente a atenção primária
Público: Gestores da Atenção Primária dos Municípios
7/11
Patos – PB
Oficina de Saúde do Homem, com foco em ações que estimulem a adesão dos Homens aos serviços de saúde, principalmente a atenção primária
Público: Gestores da Atenção Primária dos Municípios
12/11
Campina Grande – PB
Oficina de Saúde do Homem, com foco em ações que estimulem a adesão dos Homens aos serviços de saúde, principalmente a atenção primária
Público: Gestores da Atenção Primária dos Municípios
13/11
João Pessoa – PB
Oficina de Saúde do Homem, com foco em ações que estimulem a adesão dos Homens aos serviços de saúde, principalmente a atenção primária
Público: Gestores da Atenção Primária dos Municípios
19/11
CEFOR
Roda de Conversa sobre a saúde integral do homem e a Sintomatologia do Câncer de Próstata
Durante o mês de Novembro
Patos – Hospital do Bem
– Durante todo mês haverá ações e consultas com Urologista e coleta de exames PSA, com agendamento no serviço.
Sintomas do câncer de próstata
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causam sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas; por isso o diagnóstico precoce da doença é essencial, e este é realizado por meio do toque retal e da dosagem do PSA no sangue onde se pode avaliar a próstata.
Neste sentido, a população deve procurar às Unidades de Saúde da Família, para realização dos exames preventivos, se possível, uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU.
Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau (pai, irmão, tios) com histórico de câncer de próstata devem começar os exames aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios.
O tratamento do câncer pelo SUS na Paraíba é realizado no Hospital Napoleão Laureano e Hospital São Vicente de Paula, em João Pessoa; no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e no Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC em Campina Grande e, agora, no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, na Unidade de Oncologia do Sertão, Hospital do Bem, em Patos.

Reprodução de texto: https://portalcorreio.com.br

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

COORDENADORA DO CEREST-CG REPRSENTARÁ 2ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE DA PB EM ENCONTRO NA CIDADE DE SÃO LUÍS


A coordenadora do CEREST-CG – Centro de Referência  Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior, estará representando a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba no VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizado nos dias 07 e 08 de novembro do corrente ano,  na cidade de São Luís/MA.

O evento tem como temática a discussão sobre os mecanismos de enfrentamento das dificuldades e experiências exitosas, que contribuam para o avanço e consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 07/11/2019

8h Abertura: Composição da mesa de abertura
9h Palestra de Abertura “As mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões na RENAST e na atenção à Saúde de Trabalhadores e Trabalhadoras”.
Palestrante: Rafael Junqueira Buralli, Consultor Técnico da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador/Secretaria de Vigilância em Saúde/MS/DF.
Moderador: Maria dos Aflitos Silva, Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Técnica do Cerest Estadual – SES/MA.
10h Debate
11h Palestra: “A importância da Política da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”
Palestrante: Francisco José Sousa e Silva, Representante da Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB no Conselho Estadual de Saúde – BA, Coordenador da CISTT/BA.
Moderador: Joel da Conceição Ferreira Nascimento, Presidente da Central de Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – CTB/MA.
12:30h -14:00h Almoço
14:00h Apresentação áudio/visual de experiências exitosas apresentas pelos Cerests Estaduais e Regionais
16:45h Debate das experiências exitosas
Moderador: Elizânia da Silva Bandeira – Coordenadora do Cerest Regional Imperatriz/MA
18:00h – Encerramento
Dia 08/11/2019
8:30h Mesa Redonda “Programa de Erradicação do Trabalho Escravo: Monitoramento, Análise e Avaliação”
Debatedores:
– Francisco Goncalves da Conceição, Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular/MA
– Léa Cristina da Costa Silva Léda, Auditora Fiscal do Trabalho, Superintendente Regional do Trabalho/MA
– Dayana Carvalho Coelho – Consultora da OIT em Monitoramento e Avaliação de Políticas de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho
Moderador: Maria do Socorro Castro – Técnica do Cerest Estadual – SES/MA
9:30h Debate
10:30h Mesa redonda “Transtornos mentais relacionados ao trabalho: a saúde do trabalhador em alerta”
Debatedores:
– Denise Bessa Leda – Psicóloga, Docente da Universidade Federal do Maranhão/UFMA
– Isabelle Campos Morais Rêgo de Araújo – Chefe de Departamento de Atenção a Saúde Mental, Departamento de Atenção à Saúde Mental – SES/MA
– Luciane Kozicz Reis Araújo  / Pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília
Moderador: Jocenária Ferreira de Souza Soares – Coordenadora do Cerest Regional São Luís/MA
 11:30h Debate
12:30h -14:00h Almoço
14:00h Apresentação Banners (área externa)
15:30h Mesa Redonda “Doenças relacionadas ao Trabalho: Câncer”
Debatedores:
– Ubirani Barros Otero, Coordenação de Prevenção e Vigilância – Conprev
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA
– Andrea Dutra Pereira, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Câncer do Maranhão
– Docente do Curso de Medicina da UFMA – Universidade Federal do Maranhão (a confirmar)
Moderador: Eliel dos Santos Pereira – Coordenador do Cerest Regional Caxias/MA
 16h30 – Debate
 17h30 – Encerramento – Apresentação cultural