quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CEREST REALIZA INTERVENÇÃO NA CAGEPA PARA IDENTIFICAR AS POSSÍVEIS CAUSAS DE ACIDENTE DE TRABALHO


O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande realizou intervenção na CAGEPA – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba e em sua terceirizada, a ICOL – Indústria de Construções, após dois trabalhadores terem sofrido acidente de trabalho, tendo um deles ido a óbito. As vítimas inalaram gás tóxico durante a manutenção em uma rede de esgoto neste município.

As intervenções estão sendo realizadas pela equipe de técnicos do CEREST e coordenada pelo engenheiro de segurança do trabalho, Artur Sartori. Os técnicos realizam um levantamento de toda a situação envolvendo o ambiente e o processo de trabalho, na qual os trabalhadores estão expostos. Estão sendo coletados depoimentos dos funcionários e gestores responsáveis pelas respectivas empresas. 

A coleta de informações, tanto de depoimentos, documentos e fotos do ambiente de trabalho, subsidiará a elaboração do relatório para que as empresas adotem as ações de correção necessárias.
  
Após o acidente, ocorrido em 09 deste mês, os dois trabalhadores: Evaldo Leite da Silva e José Ailton dos Santos foram levados ao  Hospital de Trauma de Campina Grande, tendo o senhor José Ailton dos Santos, servente da empresa prestadora de serviço da CAGEPA, ido a óbito em menos de 24 horas. O segundo profissional, o Sr. Evaldo Leite da Silva, motorista que tentou socorrer seu colega de trabalho, já recebeu alta da Clinica Santa Clara.  

Texto: Ascom –CEREST-CG

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DA PARAÍBA PROMOVE OFICINA PARA MULTIPLICADORES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR


A coordenadora geral do CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e o engenheiro de segurança do trabalho do referido órgão, Artur Sartori, participam no AnnaMar Hotel, Tambaú, em João Pessoa, desde a manhã de ontem, da III Oficina Nacional de Multiplicadores de VISAT – Vigilância em Saúde do Trabalhador.

O evento, que será encerrado na noite deste sábado, 20, é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES), por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (CEREST-PB), com parceria do Ministério da Saúde (MS) e a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz)

O objetivo da oficina é reciclar os multiplicadores do Curso Básico de Visat, no intuito de fomentar a implementação de ações de vigilância em saúde do trabalhador no âmbito da plataforma Renast (SUS).

A oficina é voltada para os profissionais da área de saúde de todo o Brasil que fizeram o curso de multiplicadores da Fiocruz. Conta com a participação da coordenadora geral de Saúde do Trabalhador do MS, Karla Baêta, do pesquisador e diretor de documentários, Beto Novaes, e do pesquisador da Unifesp, Francisco Antônio Lacaz, além de professores renomados da área de saúde do trabalhador.

Texto: Ascom – CEREST-CG

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

CEREST-CG VAI INVESTIGAR ACIDENTE DE TRABALHO OCORRIDO NO JARDIM PAULISTANO


O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande – CEREST-CG, irá investigar as causas do acidente de trabalho ocorrido na tarde  do último dia 16, tendo como vítima o trabalhador  Wagner Rogério  de Souza, 36. O fato aconteceu em uma fábrica localizada no bairro Jardim Paulistano, nesta cidade.

De acordo com informações veiculada na imprensa, a vítima consertava um aparelho de ar condicionado quando uma mangueira explodiu e fez com que um cilindro pegasse fogo.

A equipe técnica  do CEREST-CG procederá com a notificação do caso, para posterior investigação das causas e adoção de medidas por parte dos órgãos competentes.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o trabalhador  sofreu queimaduras de primeiro grau no rosto, no pescoço e em um dos braços. A equipe de socorristas ainda apagou as chamas que queimavam no cilindro.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde encontra-se internado apresentando estado de saúde estável.

Texto: Ascom – CEREST-CG

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

CEREST-CG CAPACITA MAIS DE 50 PROFISSIONAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO


O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, realizou na manhã de ontem, 09, o treinamento para os profissionais do serviço de Saúde Mental do Município. O evento antecipou a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, que transcorre nesta quarta, 10.


O treinamento abordou as temáticas: Política Nacional de Saúde do Trabalhador – PNST, Funcionalidade do CEREST-CG, Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Notificação de Agravos Relacionados à Saúde do Trabalhador, tendo como facilitadores a enfermeira do trabalho Hellen Duarte e o engenheiro de segurança Artur Sartori, do referido órgão.

De acordo com a enfermeira do trabalho Helen Duarte, o treinamento é de grande importância para os profissionais dos CAPS, tendo em vista que contribuirá para que estes tenham, a partir de agora, condições de aumentar no sistema, as notificações dos acidentes e agravos relacionados à saúde do trabalhador.

Para o engenheiro de segurança do trabalho Artur Sartori, o treinamento foi de  grande relevância para todos os profissionais efetivos e celetistas, uma vez que foram abordados o papel do CEREST-CG, sua abrangência, trabalhadores foco de notificação. “Mostramos como cada profissional pode contribuir para a identificação e registro no SINAN; quais são os agravos compulsórios de notificação e como a nossa unidade de saúde do trabalhador pode ajudar nas ações promocionais com base nas informações repassadas”, explica Artur, lembrando que também foi reforçada a importância da identificação e da notificação de trabalho infantil.


Texto: Ascom – CEREST-CG

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Em palestra no HUAC, procurador Raulino Maracajá alerta para volume de acidentes de trabalho no Brasil


Evento integrou capacitação de membros da Cipa
e também contou com participação do Cerest-CG

“Os nossos dados hoje são alarmantes, mesmo sendo subnotificados. São dados de guerra”. O alerta sobre o volume de acidentes de trabalho no Brasil é do procurador do Trabalho Raulino Maracajá Coutinho Filho, que ministrou palestra, nesta quinta-feira (4), para funcionários do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Ebserh.

O evento integrou a semana de capacitação dos membros da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade de saúde. O convite para a explanação foi feito pelo superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues, que também fez a abertura da programação.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2017, foram notificadas 14. 412 mortes acidentárias no Brasil. De 2012 até hoje (4), estima-se a ocorrência de 16.248 óbitos por acidente. A cada três horas, ocorre uma morte desse tipo no País. O Observatório Digital foi desenvolvido e é mantido pelo Ministério Público do Trabalho em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho no âmbito do fórum Smartlab de Trabalho Decente.

PREVENÇÃO
O procurador Raulino Maracajá destacou a importância de participar do evento no HUAC, ressaltando o diálogo e os esclarecimentos a respeito da legislação trabalhista bem como das normas de saúde e segurança do trabalho. “O que precisamos enfocar mais é a questão da prevenção. Quanto mais a gente conseguir investir tempo e recursos — não só financeiros, mas também de pessoal — na questão da prevenção, nós conseguiremos diminuir drasticamente esses números alarmantes que têm de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”.

Ele também ressaltou a presença no evento do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest-CG), representado por Artur Sartori, engenheiro de segurança do trabalho, e Rafael Silva, técnico em segurança do trabalho, os quais orientaram o público sobre a notificação compulsória de acidentes.

“Os dados estatísticos dependem dessa notificação. São números assustadores que vêm assolando o Brasil, inclusive com relação à Previdência. Quando se acidenta, quando tem um adoecimento desses, é a Previdência que vai sustentar essa família, esse servidor, esse funcionário, seja através de pensão por morte, seja através de auxílios. Imagina se não houvesse essa notificação. Isso é muito importante até mesmo para se trabalhar questões de prevenção e orientação, identificando locais onde os trabalhadores mais se acidentam e adoecem”, explicou o procurador.  

Organizado pelo setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), o treinamento dos funcionários do HUAC/Ebserh começou na segunda-feira (1º) e termina nesta sexta-feira (5), quando ocorrerá a posse oficial da Cipa.


Angélica Lúcio 
Jornalista | HUAC