quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Romero é homenageado durante Encontro de Gestores Municipais da 2ª Macrorregião de Saúde



O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, foi agraciado na manhã de ontem, terça-feira, 22, com a comenda Amigo do Trabalhador, concedida pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador - Cerest/CG, durante o II Encontro de Gestores Municipais da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba: Discutindo a atenção na saúde e segurança dos trabalhadores nos municípios




 O Prefeito, que abriu solenemente o encontro, falou da importância dos gestores municipais cumprirem o que determina a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), lembrando que as Prefeituras são as maiores empregadoras, e que por este motivo, devem ter uma olhar diferenciado para a saúde dos trabalhadores.

Em Campina Grande, segundo o Prefeito, excetuando-se a Alpargatas, a Prefeitura é que tem o maior número de trabalhadores. “Mantemos importante parceria com o Ministério Público do Trabalho, com o objetivo de cumprirmos a política de saúde do trabalhador e, através do diálogo, conseguimos avanços”, disse Romero, exemplificando a criação do Centro de Reabilitação em Saúde do Trabalhador – Cerast, que vem prestando assistência aos trabalhadores com problemas de saúde decorrente do trabalho, independente de ter ou não carteira assinada.

Romero agradeceu a presença dos secretários municipais de Saúde e de Administração, além dos procuradores dos 70 municípios de abrangência do Cerest, que participaram do evento. Destacou o esforço e a organização do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador por ter conseguido reunir os gestores para uma discussão de tamanha importância.

A Secretária de Saúde do Município, Luzia Pinto, deu boas vindas aos participantes e disse que o encontro se revestiu da mais alta relevância, uma vez que oportunizou os municípios discutirem a política de saúde do trabalhador, bem como os gestores puderam receber informações acerca da temática.

O procurador do MPT, Marcos Antônio Ferreira Almeida, que também foi homenageado com a comenda Amigo do Trabalhador, enalteceu à Coordenação do Cerest em realizar o encontro para os municípios e lembrou ser importante os gestores valorizarem a política de saúde do trabalhador e não se deterem a apenas a questão salarial.

O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP). Contou com a participação de cerca de 200 participantes, entre secretários de administração, saúde, prefeitos e procuradores.

Encerrando a programação, que teve abordagem de temas específicos sobre saúde do trabalhador e atribuições do Cerest, a coordenadora da instituição, Anna Karla Souto Maior, agradeceu a presença de todos e colocou o Cerest à disposição dos gestores para esclarecimentos e outras necessidades.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Indicadores sobre Saúde do Trabalhador serão tema de debate nesta 4ª em CG

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), sediará nesta quarta-feira (02), nos turnos manhã e tarde, o encontro dos coordenadores e técnicos dos quatro CERESTs da Paraíba, sendo dois em João Pessoa, um em Patos e o local.

O encontro, que estava agendado para o dia 25 do mês passado, tendo sido adiado para esta quarta,  tem como objetivo discutir os indicadores de saúde do trabalhador, bem como fazer um alinhamento das estatísticas para a consolidação do relatório anual 2017.

Durante o encontro haverá troca de experiência entre o CERESTs, que apresentarão suas ações desenvolvidas em suas áreas de abrangências. Na oportunidade serão debatidas outras políticas que têm interface com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), visando aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam no serviço.

Para a Coordenadora do Centro de Referência local, Anna Karla Souto Maior, o encontro dos CERESTs em Campina Grande é de grande importância, por se tratar de um momento único, onde os coordenadores e técnicos estarão juntos pela primeira vez, debatendo o serviço em seus respectivos municípios.


Texto: Ascom – CEREST-CG

01/08/2017