sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Cerest realiza nesta quarta 2º evento Pró-Catador para trabalhadores de materiais recicláveis
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/CG) realizará nesta quarta-feira, 21, o 2º evento Pró-Catador, direcionado aos trabalhadores de materiais recicláveis do município, organizados em cooperativas e associações. A estimativa é de participação de um público de 100 pessoas, entre adultos e crianças. Durante todo o dia eles participarão de dinâmicas de grupo, treinamento sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), e rodas de discussão, abordando temas como a Legislação Previdenciária, Empreendedorismo e debatendo a situação atual do Projeto de Resíduos Sólidos do Município, além de outras atividades.
A programação também contemplará as crianças e os adolescentes, filhos dos catadores, com atividades lúdicas e contação de histórias. Para evitar prejuízos aos trabalhadores, em função da ausência dos mesmos na catação no dia do evento, o Cerest articulou uma parceria para o oferecimento do café da manhã, almoço e uma cesta básica, além de kits para as crianças contendo brinquedos e alimentos.
A programação será aberta às 8h30, devendo ser encerrada às 15h, com a presença do procurador do Trabalho, Marcos Antônio Ferreira Almeida, que fará a entrega de EPI’s aos catadores. Os equipamentos foram doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Desde o ano passado, o Cerest realizou um levantamento sobre a situação dos catadores, em seus postos de trabalho, identificando várias situações preocupantes, principalmente no que que diz respeito aos riscos de acidentes no trabalho. O Cerest está localizado na avenida Dinamérica, bairro do Santa Cruz (próximo ao prédio do INSS).
Levantamento – Segundo a coordenadora geral do órgão, Anna Karla Souto Maior, ao longo de quase dois anos os técnicos do Cerest realizaram, nas cooperativas e associações de materiais recicláveis, inspeções (demandas do MPT) e visitas técnicas com o objetivo de conhecer a realidade socioeconômica das famílias dos catadores e planejar ações objetivando contribuir para uma melhor qualidade de vida dessa população.
De acordo com o levantamento do órgão, atualmente estão organizados em cooperativas e associações no município, 46 catadores, com 44 filhos. A ação, que aconteceu no ano passado, de forma pioneira na cidade, é uma recomendação do Ministério da Saúde, como contribuição ao Plano Nacional do Projeto Pró-Catador.
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ
8h30- Abertura
9h- Explanação sobre levantamento de crianças envolvidas com trabalho infantil – Assistente Social da SEMAS/PETI
9h15- Roda de Discussão Tema:Empreendedorismo
Expositor: Representante do SEBRAE/CG
9h45- Tema: Legislação Previdenciária
Expositor: Representante do INSS/CG
10h15- Tema: Situação atual do Projeto de Resíduos Sólidos do Município
Expositor: Representante da SESUMA/CG
12h – Intervalo para Almoço
TARDE
14h – Treinamento sobre manuseio de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s
Equipe Técnica do CEREST/CG
14h30 – Entrega de EPI’s
15h – Encerramento.
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande é um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, administrado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Tem como missão prestar assistência integral de saúde e segurança aos trabalhadores da 2ª Macroregião de saúde (70 municípios), independente de terem ou não carteira de trabalho assinada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário