quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
CEREST-CG participa de Oficina destinada aos catadores de materiais recicláveis promovida pelo CENTRAC
O Centro de Apoio Cultural (CENTRAC), através do Projeto Cooperar para Melhor Coletar e a Vida Melhorar, promoveu no dia 29 de janeiro do corrente ano, no antigo Museu Vivo da Ciência, uma Oficina de Sensibilização com os catadores de materiais recicláveis do Município, organizados nas três Cooperativas (CONTRAMARE, CAVI, CATAMAIS) e a Associação ARENSA.
A Oficina foi destinada para, além dos catadores de materiais recicláveis, gestores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Serviços Urbanos (SESUMA), Planejamento, entre outras secretaria. Os trabalhos foram desenvolvidos em dois momentos, sendo que no turno da manhã foi apresentada por técnicos do CENTRAC a Política Nacional de Resíduos Sólidos, posteriormente a plateia foi dividida em três grupos de estudos para discussão e construção dos problemas vivenciados antes e posterior à implantação da PNRS, em seguida houve a apresentação dos trabalhos em plenária.
Após o intervalo para o almoço foram retomadas as discussões acerca do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), como também a Lei Municipal número 4.589, de 14 de fevereiro de 2008, que autoriza o Poder Executivo a implantar o Programa de Coleta Seletiva Solidária nos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta e dá outras providências, entretanto, não está sendo cumprida em sua totalidade. Em seguida a plateia voltou a se reunir em grupo para apresentação das dificuldades do trabalho e apresentação de sugestões, as quais serão consolidadas em um relatório pelo CENTRAC para ser encaminhado ao Gestor Municipal, com cópias para os Secretários e órgãos envolvidos com esta temática. As sugestões apresentadas pelos catadores de materiais recicláveis têm como objetivo sensibilizar o Gestor Municipal para a implantação e execução do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a curto prazo.
O centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST-CG, que realizou em novembro do ano passado, uma ação de saúde e cidadania para os catadores de materiais recicláveis do Município e vem participando de reuniões do Comitê Nacional Procatador, esteve participando da Oficina, interagindo e contribuindo para a construção de propostas pertinentes ao PMGIRS.
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande é um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, administrado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Tem como missão prestar assistência integral de saúde e segurança aos trabalhadores da 2ª Macroregião de saúde (70 municípios), independente de terem ou não carteira de trabalho assinada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário