terça-feira, 5 de agosto de 2014
Transtorno do Déficit de Atenção
Apesar de ser relativamente desconhecida a dependência em internet e ferramentas eletrônicas não é algo novo e é provável que aumentem os casos patológicos de uso da grande rede e outras ferramentas tecnológicas. Déficit de atenção com queda no rendimento escolar, irritabilidade ao estar desconectado e a permanência de longas horas na frente do computador são alguns dos sintomas de que a relação com a tecnologia está deixando de ser sadia.
Doutor em psicologia pela PUC e professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Aírton Tadeu Barros Munhos, também aponta a dificuldade em relacionar-se com o mundo real como um dos fatores que levam as pessoas à chamada dependência cibernética. "Os jogos são muito atraentes, estimulantes, não podemos desconsiderar que isso passa a ser uma boa distração para o cérebro que se acostuma com coisas legais, mas isso não quer dizer que seja uma coisa boa", argumenta.
Entre os sintomas da dependência o professor aponta a necessidade constante da pessoa estar conectada e apresentar irritação quando não tem acesso à rede. "O usuário começa a trocar o dia pela noite, perde o sono, apresenta sinais de ansiedade e fecha o leque de divertimentos", explica o professor. Assim, é comum que os dependentes deixem de fazer programas pela impossibilidade de manter-se conectado. Crianças e jovens em idade escolar também podem apresentar queda no rendimento escolar. "Se a criança fica três horas em um jogo acaba gastando toda a sua energia nisso e o cérebro não consegue assimilar mais as informações quando vai estudar", analisa.
O professor diz que os consultórios, cada vez mais, recebem casos de déficit de atenção que estão relacionados à internet e jogos eletrônicos. Além do cansaço mental os jovens se desinteressam pelas aulas que apresentam dinâmica diferente dos jogos. "Os jogos acontecem em um ritmo frenético que não se repete fora do mundo virtual." Munhos cita ainda os prejuízos físicos que o uso excessivo desses aparelhos podem causar. Problemas na coluna, inflamação nos nervos e até mesmo trombose por falta de circulação estão entre as doenças causadas por horas seguidas na frente de um computador.
(Carolina Santana)
Fonte: http://einsteintambemtinhatdah.blogspot.com.br/
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande é um órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, administrado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Tem como missão prestar assistência integral de saúde e segurança aos trabalhadores da 2ª Macroregião de saúde (70 municípios), independente de terem ou não carteira de trabalho assinada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário