Último Dia de Inscrição para o I Simpósio Internacional de Saúde Mental e Trabalho

As prefeituras dos municípios da região do ABCD e o movimento sindical estão engajados na organização de diversas atividades em defesa da saúde e segurança no trabalho, em especial a saúde mental dos trabalhadores.

Remonta o ano 1985, a organização de serviços de atenção aos trabalhadores no município de SBC e na Região em resposta às reivindicações sindicais e ao adoecimento dos trabalhadores decorrentes das intoxicações por chumbo, mercúrio, etc.

Em 2009, em SBC, realizamos o seminário 25 anos de Saúde do Trabalhador em SBC e Região: retratos da história e desafios rememorando o início das ações nesta área na região do ABC.

Os sete municípios que compõem o Grande ABC, São Bernardo Campo, Santo André, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, têm pautado as discussões sobre a temática da saúde mental no trabalho em ações integradas dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST´s), serviços públicos do SUS, nos quais são atendidos trabalhadores, são realizadas inspeções nas empresas, registrados os acidentes e doenças do trabalho.

Desde 2004 são realizados seminários com a temática da Saúde Mental e Trabalho e, em 2010 realizamos em SBC o  VI Seminário Regional sobre Saúde Mental e Trabalho, que reuniu mais 350 pessoas.

Com a vinda do prof. Yves Clot, psicólogo do trabalho e pesquisador do Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris,para participar do I Simpósio Internacional Saúde Mental e Trabalho: entre a atividade e a subjetividade, em 22 de junho de 2012, objetivamos articular ações na região e aprofundar a compreensão sobre as transformações das condições e da organização do trabalho, com a participação do movimento operário a comunidade científica e a sociedade civil organizada.

Pretendemos produzir coletivamente reflexões críticas sobre a reestruturação do mundo do trabalho contribuindo para estruturar políticas públicas de atenção à saúde dos trabalhadores e instrumentalizar os profissionais da área da saúde, sindicalistas, trabalhadores para ações interventivas.
 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS