CEREST/CG PROMOVERÁ AÇÕES EDUCATIVAS PARA LEMBRAR DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, promoverá no dia 19 e 20 de abril, na cidade de Cuité, no Cariri paraibano, em parceria com a Prefeitura local, a Gerência do Núcleo Regional de Saúde e as demais instituições que fazem interface com a Política de Saúde do Trabalhador, entre elas o INSS e o Ministério Público do Trabalho, a I Plenária Descentralizada do Fórum Regional de Saúde e Segurança do Trabalhador da 2ª Macrorregião da Paraíba.
A Plenária descentralizada será realizada no Auditório do INSS de Cuité e as ações educativas na feira livre, neste sentido venho solicitar o apoio de Vossa Senhoria para divulgar este importante evento, bem como convidá-lo a participar do movimento em sua cidade, o qual tem como objetivo divulgar a Política de Saúde e Segurança do Trabalhador - PNSST, e buscar caminhos para a construção e implantação das ações de Saúde do Trabalhador na rede pública de saúde.
A Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador foi pactuada pelo CONASS, CONASEMS e Ministério da Saúde como prioridade nacional no Pacto pela Vida, e consequentemente os municípios deverão implantar e ou implementar as ações de saúde e segurança do trabalhador.
A programação a ser desenvolvida nestes dias na cidade de Cuité será alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, que transcorre em 28 de abril será marcada com dois momentos importantes: uma mobilização dos trabalhadores no dia da feira (20/04) e o Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador (19/04), culminando com o encerramento das atividades em Campina Grande no dia 28, na Praça da Bandeira.
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande também estará intensificando estas ações em Monteiro, no dia 24.
Além de divulgar a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador (PNSST), nestes dias serão oferecidas ações educativas sobre saúde e segurança do trabalhador e informações à população sobre o papel do Cerest/CG, direitos trabalhistas, previdenciários e da saúde. Segundo a Coordenadora do Centro, Joaquina de Araújo Amorim, é necessário urgente intensificar as ações de promoção e prevenção preconizadas pelas diretrizes da PNSST nos ambientes de trabalho, pois as estatísticas em relação aos acidentes de trabalho, no mundo, são assustadoras. Por dia são 5 mil mortes por acidentes de trabalho, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No Brasil, nos últimos anos o número de acidentes de trabalho vem crescendo. Enquanto em 2001 foram pouco mais de 340 mil acidentes de trabalho, em 2007 este número subiu para 653,090 mil ocorrências. Um aumento de 92% no número de acidentes de trabalho, dados do Data-Prev/INSS.
A realidade da Paraíba foi semelhante em 2003, quando foram notificados 1898 acidentes de trabalho, já em 2008 foram notificados 4.229 acidentes de trabalho, um acréscimo de 2.331 acidentes no período.
Em Campina Grande em 2005 foram notificados 428 acidentes de trabalho e em 2007 foram 1058 acidentes, quase que triplicou o número de acidentes. Vale ressaltar que estes dados referem-se apenas aos trabalhadores com carteira assinada, ou seja, os celetistas, os demais trabalhadores não constam nesta estatística. “Além disto sabemos que estes dados não refletem à realidade destes trabalhadores, há uma grande subnotificação, conclui a coordenadora Joaquina de Araújo Amorim.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS