QUEM SOMOS

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), foi criado em 1º de maio de 2004, pela Rede Nacional à Saúde do Trabalhador (RENAST), através da portaria do Ministério da Saúde nº 1.679, de 19 de setembro de 2002. É vinculado à Secretaria de Saúde do Município, mantendo parceria com o Ministério do Trabalho; Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para onde são encaminhados os casos suspeitos de acidente do trabalho, após exame que confirme os casos; Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e as organizações que atuam em defesa dos trabalhadores (sindicatos, associações e cooperativas). 

A unidade especializada em saúde do trabalhador atua integrada à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona com uma equipe multidisciplinar, formada por médico do trabalho, assistente social, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, engenheiro de segurança, técnicos de vigilância, entre outros profissionais. Tem como finalidade desenvolver ações de saúde, com ênfase na Vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras e a redução de doenças e/ou agravos decorrentes dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos, bem como minimizar os agravos da saúde provocados por acidentes nos ambientes de trabalho. 

O CEREST-CG é composto por 70 municípios, que formam a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, que somam juntos uma população de mais de 1,8 milhões de pessoas. Atende qualquer trabalhador, independente de vínculo empregatício que precisar de apoio nos casos de acidentes de trabalho ou agravos relacionados as suas atividades laborais. Os trabalhadores e trabalhadoras com problemas relacionados ao trabalho são atendidos/as no CEREST-C por uma Equipe Multiprofissional, que realiza a Anaminese Ocupacional para subsidiar o diagnóstico. 

De acordo com a demanda, o trabalhador/a é encaminhado (a) para a Rede de Saúde do SUS, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e outras instituições que fazem interface com a Saúde do Trabalhador. Coordenadora: Anna Karla Souto Maior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inicio

CEREST/CG

R. Maestro Alcides Leão, 595, Bairro Santa Cruz (ao lado do INSS). Campina Grande, Paraíba, Brazil

Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações

LINKS ÚTEIS

MATÉRIAS