domingo, 29 de maio de 2022

MPT E CEREST DE CAMPINA GRANDE LEVAM IMUNIZANTES CONTRA A COVID-19 A CANTEIROS DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

A Procuradora do MPT (primeira à direita), acompanhou a ação


Importante ação, através de uma parceria entre o MPT – Ministério Público do Trabalho e o CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e Região, contemplou com a vacina contra Covid-19, vários trabalhadores da construção civil na cidade de Campina Grande/PB. A vacina foi aplicada no último dia 27, nos postos de trabalho, ou seja, canteiros de obras.


A Procuradora do MPT, Marcela Asfora, acompanhou a ação, que foi realizada pela equipe técnica do CEREST e profissionais da Secretária Municipal de Saúde. Muitos dos trabalhadores dessa área, ainda não tinham completado o esquema vacinal, segundo eles, por falta de tempo para comparecerem aos postos de vacinação da cidade.


Para Anna Karla Souto Maior, coordenadora do CEREST de Campina Grande, ações desse modelo são de grande importância, “porque além de orientar os trabalhadores quanto à  prevenção de doenças relacionadas ao trabalhado; a necessidade da vacina contra a influenza e a Covid-19, garantem os imunizantes sem que eles necessitem se ausentar do trabalho”, afirma Anna.


Durante a ação nos canteiros de obras, os técnicos do CEREST ainda distribuíram cordéis com as Normas Regulamentadoras voltadas para os trabalhadores da construção civil, além de outros materiais educativos.


O CEREST-CG é órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campina Grande. Tem atuação em 70 municípios, que formam a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba.



O cordel contendo as NRs voltadas à construção civil foi entregue aos trabalhadores


Texto: Francinete Silva (Jornalista – DRT: 564)

 

OUTROS REGISTROS  FOTOGRÁFICOS









segunda-feira, 9 de maio de 2022

CEREST-CG OBTÊM PRIMEIRO LUGAR NA AVALIAÇÃO DA RENAST NO TOCANTE ÀS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

 

Anna Karla, coordenadora do CEREST de Campina Grande, recebeu a notícia com entusiasmo

O CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e Região obteve o primeiro lugar na avaliação da RENAST - Rede Nacional de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, no tocante às ações de vigilância em saúde do trabalhador, desenvolvidas pelo órgão no ano passado.   

Na Paraíba, outros dois CEREST's receberam pontuação dentro da média esperada pelo Programa de Avaliação da RENAST-MS: o regional de Patos ocupou o segundo lugar e o Regional de João Pessoa, o terceiro lugar.

A coordenadora do CEREST de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior, recebeu a noticia com entusiasmo, pois segundo ela, a equipe da unidade de saúde do trabalhador vem desenvolvendo todos os esforços, no sentido de atingir as metas estabelecidas pelo Programa de Qualificação da RENAST.

"Anualmente, os CEREST's de todo o Brasil são avaliados através das ações desenvolvidas em Visat, e nós de Campina Grande, conseguimos alcançar a pontuação tão esperada por nossa equipe, mesmo diante de um ano atípico em função da pandemia do coronavirus”, afirma Anna Karla.

Os CEREST's, conforme a gestora, precisam se atentar para a importância do cumprimento dessas metas, "pois do contrário, poderão sofrer penalidades, a exemplo da desabilitação do serviço, o que significa um grande prejuízo para os estados e municípios, principalmente para os trabalhadores", assinala Anna Karla.

 O Programa avalia indicadores relacionados às ações de Visat, que são desenvolvidas por essas unidades de saúde do trabalhador, através de um questionário denominado "Qualfica Cerest's", sendo o mesmo respondido a cada quadrimestre pela equipe de técnicos desses órgãos.

 

Francinete Silva (Jornalista – DRT: 564)