terça-feira, 29 de junho de 2021

MPT APOIA AÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DOS SERVIDORES NOS MUNICÍPIOS DA 2ª MACRROREGIÃO

 

Durante encontro virtual com Secretários municipais de Saúde de 19 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, promovido pelo CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, o Procurador do MPT – Ministério Público do Trabalho, Marcos Antônio Ferreira Almeida, mostrou a importância dos Gestores valorizarem seus servidores, não apenas com aumento salarial, mas também cuidando da saúde dos mesmos, a partir das ações preconizadas pela PNSTT – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O Procurador ressaltou que o MPT vem realizando um trabalho junto às Prefeituras para que tenham um olhar diferenciado quanto à saúde e segurança dos servidores. Mencionou os TACs - Termos de Ajustamento de Conduta já firmados com algumas Prefeituras com esse objetivo. Lembrou que o órgão está atento para identificar os Municípios que estão realizando estas ações.

Por outro lado, o Procurador disse entender as dificuldades que os novos Gestores enfrentam para por em prática as ações de saúde e segurança dos trabalhadores.  “É importante cada Gestor verificar se o seu Município tem TAC e entrar em contato com o MPT, para que possamos apoiar as ações de saúde e segurança do trabalhador e da trabalhadora, em parceria com o CEREST de Campina Grande”, enfatizou.

 

Texto: Assessoria do CEREST-CG

 

segunda-feira, 28 de junho de 2021

CEREST-CG REÚNE SECRETÁRIOS DE SAÚDE DE 19 MUNICÍPIOS PARA DISCUSSÃO DE AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR

 

O CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande reuniu, recentemente, secretários de saúde de 19 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde. O encontro virtual, que teve como objetivo colher  dos municípios informações acerca das ações de saúde do trabalhador, foi conduzido pela coordenadora do órgão, a fisioterapeuta do trabalho, Anna Karla Souto Maior.

A reunião teve como palestrante principal o Procurador do MPT – Ministério Público do Trabalho, Dr. Marcos Antônio Ferreira Almeida, que abordou sobre a importância dos municípios trabalharem a PNSTT - Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora, que é SUS.

“A saúde dos trabalhadores passa, necessariamente, pela sua integridade física e sua própria vida e, dentro dessa perspectiva, o MPT tem uma atenção voltada à saúde e segurança do trabalho, levando em consideração a ideia de que as próprias Prefeituras, na maioria das vezes, são as maiores empregadoras e que por isso, devem ter um olhar para a saúde do trabalhador”, ressaltou o Procurador.


Texto: Assessoria de Imprensa  CEREST-CG