quinta-feira, 31 de outubro de 2019

COORDENADORA DO CEREST-CG REPRSENTARÁ 2ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE DA PB EM ENCONTRO NA CIDADE DE SÃO LUÍS


A coordenadora do CEREST-CG – Centro de Referência  Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior, estará representando a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba no VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizado nos dias 07 e 08 de novembro do corrente ano,  na cidade de São Luís/MA.

O evento tem como temática a discussão sobre os mecanismos de enfrentamento das dificuldades e experiências exitosas, que contribuam para o avanço e consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 07/11/2019

8h Abertura: Composição da mesa de abertura
9h Palestra de Abertura “As mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões na RENAST e na atenção à Saúde de Trabalhadores e Trabalhadoras”.
Palestrante: Rafael Junqueira Buralli, Consultor Técnico da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador/Secretaria de Vigilância em Saúde/MS/DF.
Moderador: Maria dos Aflitos Silva, Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Técnica do Cerest Estadual – SES/MA.
10h Debate
11h Palestra: “A importância da Política da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”
Palestrante: Francisco José Sousa e Silva, Representante da Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB no Conselho Estadual de Saúde – BA, Coordenador da CISTT/BA.
Moderador: Joel da Conceição Ferreira Nascimento, Presidente da Central de Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – CTB/MA.
12:30h -14:00h Almoço
14:00h Apresentação áudio/visual de experiências exitosas apresentas pelos Cerests Estaduais e Regionais
16:45h Debate das experiências exitosas
Moderador: Elizânia da Silva Bandeira – Coordenadora do Cerest Regional Imperatriz/MA
18:00h – Encerramento
Dia 08/11/2019
8:30h Mesa Redonda “Programa de Erradicação do Trabalho Escravo: Monitoramento, Análise e Avaliação”
Debatedores:
– Francisco Goncalves da Conceição, Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular/MA
– Léa Cristina da Costa Silva Léda, Auditora Fiscal do Trabalho, Superintendente Regional do Trabalho/MA
– Dayana Carvalho Coelho – Consultora da OIT em Monitoramento e Avaliação de Políticas de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho
Moderador: Maria do Socorro Castro – Técnica do Cerest Estadual – SES/MA
9:30h Debate
10:30h Mesa redonda “Transtornos mentais relacionados ao trabalho: a saúde do trabalhador em alerta”
Debatedores:
– Denise Bessa Leda – Psicóloga, Docente da Universidade Federal do Maranhão/UFMA
– Isabelle Campos Morais Rêgo de Araújo – Chefe de Departamento de Atenção a Saúde Mental, Departamento de Atenção à Saúde Mental – SES/MA
– Luciane Kozicz Reis Araújo  / Pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília
Moderador: Jocenária Ferreira de Souza Soares – Coordenadora do Cerest Regional São Luís/MA
 11:30h Debate
12:30h -14:00h Almoço
14:00h Apresentação Banners (área externa)
15:30h Mesa Redonda “Doenças relacionadas ao Trabalho: Câncer”
Debatedores:
– Ubirani Barros Otero, Coordenação de Prevenção e Vigilância – Conprev
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA
– Andrea Dutra Pereira, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Câncer do Maranhão
– Docente do Curso de Medicina da UFMA – Universidade Federal do Maranhão (a confirmar)
Moderador: Eliel dos Santos Pereira – Coordenador do Cerest Regional Caxias/MA
 16h30 – Debate
 17h30 – Encerramento – Apresentação cultural


terça-feira, 22 de outubro de 2019

NOVA PROCURADORA-CHEFE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DA PARAÍBA É EMPOSSADA



 Myllena de Alencar Medeiros (na foto a direita) é empossada como a nova Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba. Ela é a segunda mulher a assumir a Chefia do MPT-PB e ficará à frente da Instituição pelos próximos dois anos (Biênio 2019-2021). A Cerimônia aconteceu na noite de ontem, 21, na Fundação José Américo, Cabo Branco, João Pessoa. A coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande - CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior prestigiou a solenidade.

Várias autoridades estiveram presentes na solenidade de posse, a exemplo do procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Alberto Bastos Balazeiro. Myllena de Alencar Medeiros já tinha sido formalmente empossada no último dia 1º, em Brasília.
Após a cerimônia de posse os convidados fora contemplados com uma apresentação especial da Orquestra Filarmônica do Cefec. Sob a regência do maestro Sadraque Barreto, o grupo fez uma homenagem ao paraibano Jackson do Pandeiro.

Texto: Ascom-CEREST-CG

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CURSO BÁSICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS SERÁ ENCERRADO NESTA SEXTA-FEIRA



O II Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, que está sendo realizado no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande – CEREST-CG, será encerrado nesta sexta-feira, 18.

O Curso é considerado da mais alta relevância, uma vez que tem como principal objetivo formar multiplicadores para atuarem na vigilância em saúde do trabalhador no âmbito do SUS, de forma integrada com os demais componentes da Vigilância em Saúde, segundo afirma Celeida Maria de Barros, uma das facilitadoras e integrante da Coordenação Colegiada de Validação, Difusão e Implementação do Projeto ENSP  018 FIO-13, do Ministério da Saúde.

Durante os cinco dias do Curso, os participantes receberam informações importantes sobre a Legislação da Vigilância em Saúde no âmbito do SUS.  “Os conhecimentos adquiridos na oportunidade, por estes multiplicadores contribuirão de forma significativa para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde do trabalhador no SUS, contemplando dos municípios da 2ª  Macrorregião de Saúde da Paraíba”, afirma Celeida Maria.

Os participantes receberam um vasto material didático, entre eles, o Manual Técnico do Curso, contendo informações acerca da implementação das ações de vigilância nos diversos níveis da rede do SUS; conhecimentos técnicos utilizados na formação e práticas dos profissionais  e experiências dos próprios trabalhadores.

O Curso está sendo realizado em parceria com o CEREST-CG, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Fiocruz, tendo como facilitadoras: Celeida Maria de Barros; Fabiola Ramos Medeiros e Raimunda Alves, da Fiocruz. 

Texto: Ascom-CEREST-CG

terça-feira, 15 de outubro de 2019

CEREST-CG SEDIA CURSO BÁSICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR



Profissionais da Saúde do Trabalhador, Vigilâncias Sanitária e Ambiental, sindicatos, além de outras áreas, participam no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), do II Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, tendo como facilitadores Celeida Maria Barros e Fabíola Ramos Medeiros.

O Curso, que está sendo realizado através de parceria com o CEREST-CG e a Fiocruz, tem uma carga horária de 40 horas, e será  encerrado na tarde da próxima sexta-feira. Um vasto material foi entregue aos participantes, inclusive o Manual Técnico do Curso, contendo informações acerca da implementação das ações de vigilância nos diversos níveis da rede do SUS; conhecimentos técnicos utilizados na formação e práticas dos profissionais  e experiências dos próprios trabalhadores.

Segundo informações da coordenadora do CEREST de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior, o Curso tem como objetivo capacitar profissionais e representantes sindicais para as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS, na perspectiva do controle dos agravos à saúde dos trabalhadores.

Uma vasta programação está sendo desenvolvida durante todo o curso, com discussões voltadas para as técnicas de análises de riscos e de engenharia de segurança de sistemas; conceitos de risco de cargas de trabalho; diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST); Normas Regulamentadoras do Trabalho (NRs), entre tantas outras temáticas.

Texto: Ascom-CEREST-CG

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Procuradora Myllena Alencar toma posse como procuradora-chefe do MPT-PB


 A procuradora do Trabalho Myllena de Alencar Medeiros tomou posse na manhã do dia 1º do corrente mês, em Brasília (DF), como a nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba. Ela é a segunda mulher a assumir a Chefia do MPT-PB e ficará à frente da Instituição pelos próximos dois anos (Biênio 2019-2021).
Ela tomou posse juntamente com procuradores-chefes das outras 23 Procuradorias Regionais do Trabalho no país (PRTs), em solenidade que aconteceu na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, na Capital Federal. Eles foram empossados pelo novo procurador-geral do MPT, Alberto Bastos Balazeiro.
 Na Paraíba, a solenidade de posse da nova procuradora-chefe acontecerá no próximo dia 21 de outubro, às 17h, na Fundação Casa de José Américo, no Cabo Branco, em João Pessoa, com a presença do procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro.