sexta-feira, 29 de março de 2019

ABERTO OFICIALMENTE NO TRT/PB O MOVIMENTO ABRIL VERDE


A coordenadora geral do CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior,  participou, na manhã desta sexta-feira, 29, em João Pessoa, da abertura do Movimento Abril Verde. A solenidade contou com a presença da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes.  O evento aconteceu no auditório do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), em João Pessoa. Na oportunidade, Anna Karla presenteou à Juiza com o KIT das 36 NRs.

O Movimento Abril Verde, segundo Anna Karla, é de grande relevância, por se tratar de uma iniciativa popular que tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da segurança do trabalho. Ela lembra que esse  movimento conta com participação espontânea e oferece uma série de atividades para alertar sobre a relevância da adoção de uma cultura permanente de prevenção aos acidentes de trabalho e às doenças ocupacionais.

Durante a abertura do Movimento na Paraíba, nesta manhã, a Ministra proferiu palestra sobre a importância da adesão de empresas, entidades e instituições a à campanha Abril Verde. A magistrada, que é  coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e TST, também foi homenageada com o título de cidadã pessoense, de propositura do vereador Humberto Pontes.

A solenidade, que contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o vice-presidente do TRT/13ª Região, desembargador Leonardo Trajano e do Procurador do  MPT – Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá, coordenador do Movimento Abril Verde/PB, foi  marcada pela entrega do selo de participação às empresas, instituições e entidades parceiras da campanha, cujo calendário das ações foi divulgado na ocasião.



Texto:Ascom – CEREST-CG

 Como surgiu o movimento Abril Verde?

A decisão de escolher o mês de abril para realizar esse movimento foi motivada por duas datas importantes: a primeira refere-se ao dia 7 de abril, que é o Dia Mundial da Saúde; já a segunda, mais representativa, trata-se do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrada em 28 de abril.

Esta última remete-se ao acontecimento trágico ocorrido em 1969, nos Estados Unidos, quando ocorreu uma explosão em uma mina de carvão, na cidade de Farmington, localizada no estado da Virgínia, vitimando fatalmente, ao todo, 78 trabalhadores.

Além disso, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Sendo assim, o mês de abril pareceu bastante propício para relembrar e falar sobre acidentes de trabalho.

Sobre a cor verde, sabe-se que está associada, tradicionalmente, a cursos da área de saúde e ao conceito de segurança do trabalho. Desta forma, o símbolo do Abril Verde é um laço verde.