terça-feira, 16 de junho de 2015

12 DE JUNHO - CEREST-CG reúne no Parque da Criança cerca de 400 alunos da rede municipal para abraço simbólico

- O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande – CEREST-CG, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no dia 12 de junho do corrente ano, das 8 ao meio dia, o II Abraço ao Parque da Criança, com a participação de cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino e de programas sociais. A ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, foi realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Teve como objetivo sensibilizar e chamar a atenção da sociedade sobre a importância do combate ao trabalho infantil. Durante o evento, que teve como objetivo sensibilizar e chamar a atenção da sociedade sobre a importância do combate ao trabalho infantil no Município, o Procurador do Trabalho, Marcos Antônio Ferreira Almeida, fez a entrega da premiação aos alunos que participaram do Concurso de Redação, realizado pela Secretaria de Educação, cuja temática abordada foi o trabalho infantil. Estiveram participando do evento, além dos alunos e educadores municipais, a secretária de Saúde do Município, Luzia Pinto; o secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, Rubens Nascimento; a secretaria de Educação, Iolanda Barbosa; o procurador do MPT, Marcos Antônio Ferreira; o juiz da Infância, Marcos Nunes; a diretora de Vigilância à Saúde, Eliete Almeida, entre outros gestores. De acordo com a coordenadora geral do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, ano passado o órgão também realizou em parceria com o MPT e as referidas secretarias, o I Abraço ao Parque da Criança, evento este que teve repercussão social no que se refere à problemática do trabalho infantil. “Este ano reforçamos a ação inserindo na programação o Concurso de Redação para os alunos da rede municipal”, afirma Anna Karla. A Paraíba ocupa a 17a posição no Ranking de incidência do trabalho Infantil. São cerca de 52 mil crianças de 10 a 17 anos realizando alguma atividade e deste total, 3.731 realizam trabalho domésticos. (PNAD/IBGE). Alunos premiados pelo MPT Texto: Ascom – CEREST-CG ALUNAS CLASSIFICADAS NO CONCURSO DE REDAÇÃO ABORDANDO A TEMÁTICA "COMBATE AO TRABALHO INFANTIL" 3º Lugar Thalya Cibely Silva Nascimento - 5º Ano e com 11 anos de idade . E. M. Mariinha Borborema - Bairro Três Irmães 2º Lugar Beatriz Lucas Juvêncio - cursando 5º Ano e com 9 anos de idade. E. M. Cícero Correia de Menezes - Distrito de Galante 1º Lugar Ana Carolina de Sousa - cursando o 5º ano e com 10 anos de idade. E. M. CEAI Dr. João Pereira de Assis - Bairro do Catolé PREMIAÇÃO DOADA PELO MPT 3º Lugar - uma Câmera fotográfica 2º Lugar - um Tablet O 1º Lugar - um Notebook

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Seminário Nordeste Contra o Trabalho Infantil reúne representantes de fóruns dos nove estados

Foi realizado nos 28 e 29 de maio/15, na cidade de João Pessoa, Paraíba, o Seminário Nordeste Contra o Trabalho Infantil com o objetivo de Fortalecer os Fóruns Estaduais do Nordeste para garantir a autonomia e contribuir nas ações políticas de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), participou do evento com quatro técnicos do órgão, inclusive a coordenadora geral, Anna Karla Souto Maior. O evento, de grande relevância, foi promovido pelos fóruns estadual e nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba – FEPETI e FNPETI. Entre os temas abordados foram destaques: Política de Erradicação ao Trabalho Infantil, Análise dos dados das Pesquisas Oficiais referente ao Trabalho Infantil no Norde4ste, O Trabalho Infantil no Nordeste: o Papel da Justiça neste enfrentamento e as Ações do FNPETI e dos Fóruns Estaduais no enfrentamento ao Trabalho Infantil. O Seminário reuniu representantes dos fóruns do Nordeste, oportunidade em que foi feita uma reflexão nos avanços e desafios das ações no combate ao Trabalho Infantil, além de ter discutido ações conjuntas para enfrentar as piores formas de Trabalho Infantil no Nordeste. Na programação a participação de especialistas e autoridades de órgãos federais, entre estes, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e Emprego. Além da organização Internacional do Trabalho (OIT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério Público do Trabalho 13ª Região – PB, Secretaria Executiva do FNPETI.
O evento recebeu representantes dos nove Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, membros do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente e adolescentes Protagonistas foi realizado no Colégio Marista Pio X (Praça da Independência, Centro de João Pessoa.