Foi encerrado no início da tarde desta terça-feira, 21, no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, em Campina Grande, o treinamento para os profissionais que assumirão em 12 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, as ações de saúde e segurança do trabalhador, preconizadas pelo Ministério da Saúde.
O treinamento vinha sendo realizado desde a manhã da última segunda-feira, 20. Várias temáticas relacionadas à saúde e segurança do trabalhador foram abordadas pela equipe técnica do CEREST, entre elas a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador; Sistema de Referência e Contra-referência para o atendimento ao trabalhador quanto à assistência em saúde e assessoramento dos direitos dos trabalhadores; Vigilância de Saúde do Trabalhador (sistema de notificação, práticas de preenchimento das fichas e sistema de comunicação, entre e outros.
Estiveram à frente do treinamento, a coordenadora do Centro, Joaquina de Araújo Amorim; o médico do trabalho, João Jorge di Pace Tejo; a assistente social Maria Gloriete Paulo e a enfermeira do trabalho Josélia Neves.
Os profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador falaram para médicos, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho, auxiliar administrativo e coordenadores de vigilância, sobre a importância destes se empenharem com o objetivo da implantação das ações de saúde do trabalhador em seus respectivos municípios.
De acordo com informações da coordenadora do Centro, Joaquina de Araújo Amorim, os participantes do treinamento receberam, durante quase dois dias, todas as informações e orientações práticas necessárias para desempenharem as atividades em seus respectivos municípios no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores quanto à saúde, previdência e trabalhista.
Ao final do treinamento, os representantes dos municípios, entre eles Areia, Sossego, Caraúbas, Umbuzeiro, Alcantil e Baraúna receberem um CD e um kit contendo todo o material necessário ao desempenho das funções dos profissionais na execução das ações de saúde e segurança do trabalhador, a exemplo de fichas de notificação e agravos.