quinta-feira, 29 de abril de 2010

CEREST/CG PROMOVE MOBILIZAÇÃO NA PRAÇA DA BANDEIRA PARA LEMBRAR DIA MUNDIAL EM MEMÓRIAS ÀS VITIMAS E ACIDENTES DE TRABALHO

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, promoveu no dia 28 de abril, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, em parceria com instituições que têm interface com a saúde do trabalhador, entre elas o INSS, Previdência e o Ministério do Trabalho, uma programação especial para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. No local, onde foram realizadas ações educativas, os trabalhadores tiveram a oportunidade de obter informações sobre direitos trabalhistas, previdenciários e da saúde, com a equipe técnica do órgão.

A mesma mobilização foi intensificada na cidade de Cuité, nos últimos dias 19 e 20 e em Monteiro, no último dia 24, onde também foi realizada a I Plenária do Fórum Descentralizado em Saúde do Trabalhador. O evento teve como objetivo divulgar a Política de Saúde e Segurança do Trabalhador - PNSST, a qual foi pactuada pelo CONASS, CONASEMS e Ministério da Saúde como prioridade nacional no Pacto pela Vida, consequentemente os municípios deverão implantar e ou implementar as ações de saúde e segurança do trabalhador.
Estiveram participando das ações na Praça da Bandeira, o INSS, Ministério do Trabalho, SESI, SESC, Escola Redentorista, Universidade Estadual da Paraíba, entre outras instituições. Segundo a Coordenadora do CEREST/CG, Joaquina de Araújo Amorim, é necessário urgente intensificar as ações de promoção e prevenção preconizadas pelas diretrizes da PNSST, pois as estatísticas em relação aos acidentes de trabalho, no mundo, são assustadoras. Por dia são 5 mil mortes por acidentes de trabalho, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OIT).

Acidentes de trabalho no Brasil têm aumento de 92%, conforme Data-PREV
No Brasil, nos últimos anos o número de acidentes de trabalho vem crescendo. Enquanto em 2001 foram pouco mais de 340 mil acidentes de trabalho, em 2007 este número subiu para 653,090 mil ocorrências. Um aumento de 92% no número de acidentes de trabalho, dados do Data-Prev/INSS.
A realidade da Paraíba foi semelhante em 2003, quando foram notificados 1898 acidentes de trabalho, já em 2008 foram notificados 4.229 acidentes de trabalho, um acréscimo de 2.331 acidentes no período.
Em Campina Grande em 2005 foram notificados 428 acidentes de trabalho e em 2007 foram 1058 acidentes, quase que triplicou o número de acidentes. Vale ressaltar que estes dados referem-se apenas aos trabalhadores com carteira assinada, ou seja, os celetistas, os demais trabalhadores não constam nesta estatística. “Além disto sabemos que estes dados não refletem à realidade destes trabalhadores, há uma grande subnotificação”, afirma a coordenadora do Centro.